Moçâmedes

13:21:01

Documentário sobre o progresso e desenvolvimento de Moçâmedes e Porto Alexandre nos setores da saúde, educação, turismo, pesca e agricultura, com destaque para as atividades do Posto Experimental do Caraculo (PEC).

  • Nome do Programa: Moçamedes
  • Nome da série: Angola 70
  • Locais: Angola, Moçâmedes
  • Temas: Economia e Finanças, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realizador: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista aérea do deserto de Namibe e de Moçâmedes com voz off a salientar caraterísticas urbanísticas da cidade; bustos de Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro e de José Joaquim da Costa, exploradores e chefes da 1ª e 2ª colónias a chegar à cidade a 4 de agosto de 1984 e a 26 de novembro de 1850 respetivamente; edifícios, ruas e jardins com voz off a relatar a fundação e história de Moçâmedes. 05m34: Monumento de pedra em homenagem aos pioneiros brasileiros; vista geral da Fortaleza de São Fernando; entrada e exterior de "Dispensário Anti Tuberculose", hospital e escola; jovens no pátio e nas imediações de liceu; banhistas na praia e crianças brincam no mar; jardim e canteiros com flores; escultura de veado e fonte. 08m01: Pomares e plantações de vinhas; estrada e planícies seca vistas a partir de automóvel em movimento; representante do PEC refere a produção de animais e de peles e as vantagens da atividade do PEC; gado ovino nos terrenos do PEC com voz off a realçar a importância da exploração pecuária para Angola; trabalhadores e máquinas de cortar e preparação do mármore em fábrica. 13m05: Porto de Moçâmedes onde estão atracados barcos; gruas e locomotiva transportam mercadorias alternado com barcos de pesca ancorados; peixes; pescadores cosem redes de pesca; cais do minério onde se proceder à trasfega de minério, principalmente o ferro que provém do solo angolano, para todo o mundo; tapete rolante e maquinaria transportam e tratam minério. 15m44: Vista geral de deserto; jipe; fauna representativa de animais selvagens no Parque Natural de Porto Alexandre onde se pratica caça livre; vista geral de Porto Alexandre; habitante de Porto Alexandre equipara a localidade a uma região algarvia, refere aspetos históricos e salienta a vertente piscatória de Porto Alexandre; habitações e vida quotidiana na localidade. 19m04: Barcos de pesca ancorados, regressados da faina, com os convés cheios de pescado; laboração das várias indústrias de Porto Alexandra, com destaque para maquina fabril a funcionar e respetivos trabalhadores; barco de pesca parte para a faina.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .