Mistérios do Cinema – Parte II

00:27:33

Segunda parte do programa sobre os processos de revelação, montagem e sonorização de filmes nos laboratórios da Tobis Portuguesa, empresa de produção e realização cinematográfica.

  • Nome do Programa: Mistérios do Cinema
  • Nome da série: Ver e Pensar
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Fernando Lopes, Alexandre Gonçalves, Maria do Céu Guerra, João Mota, José Henriques, Fernando Gusmão, Celeste Alves da Silva, Ana de Lourdes Claudino, Augusto Pereira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realização: Cinequipa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Edifício Continental em construção; placa de localização e edifício dos laboratórios da Tobis Portuguesa; cliente sai de carrinha, entra no laboratório e entrega bobines para revelar a funcionário; placa "câmara escura"; técnicos entram na câmara escura e procedem à revelação (revelação de negativo em ambiente escuro e movimentação do papel em líquido de revelação até aparecer a imagem); frascos em cima de bancada e imagem negativa dos mesmos; máquina de revelação em funcionamento; José Henriques, chefe de laboratório, explica os procedimentos do processo de revelação (lavagem, fixagem, nova lavagem e secagem, saindo depois o negativo, que vai à montagem para ser positivado, revelado novamente, saindo por fim para as salas de projecção), ilustradas com técnicos em sala de montagem a montar película. 31m53: Livro aberto no capítulo "The Talkie Revolution" e o mesmo a ser folheado, com fotografias de legendas que indicavam a acção no cinema mudo; cartaz do filme "A Canção de Lisboa" do realizador Cottinelli Telmo; fotografia de aparelho de captação de som utilizado no início do cinema sonoro; atores Maria do Céu Guerra, João Mota e Fernando Gusmão a sonorizar imagens do filme "O Mal-Amado" do realizador Fernando Matos Silva; máquina com fita magnética para a qual passou o som; sala de montagem: técnica a escrever em película colocada na sincronizadora; Celeste Alves da Silva, assistente de montagem, a utilizar coladeira; técnica a trabalhar com moviola (mesa de montagem), movimentando as bobines de película de som do diálogo e da música; declarações de Celeste sobre o seu trabalho e o funcionamento da sincronizadora, ao mesmo tempo que vai trabalhando com o aparelho e preparando os negativos para a montagem da cópia síncrona. 35m35: Declarações de Fernando Lopes, realizador, sobre o processo de montagem, a sua relação com uma composição musical, a montagem no cinema americano como clarificadora da estrutura narrativa, a determinação das regras da montagem consoante o género dos filmes, criadas na sua maioria pelo realizador David Wark Griffith e que limitaram o cinema do ponto de vista criativo, e a perspectiva de um realizador estrangeiro sobre a montagem, ilustradas com livro sobre a história do cinema a ser folheado e excerto do filme "O Lírio Quebrado" de David Wark Griffith com os atores Lillian Gish, Donald Crisp e Richard Barthelmess. 42m22: Alexandre Gonçalves, técnico de som, a sonorizar o documentário "As Armas do Povo" e declarações do mesmo sobre o papel da banda sonora no cinema, o facto de uma imagem sem som parecer mais longa (exemplifica com uma imagem do filme que está a sonorizar) e o papel do técnico de som; técnicos misturam uma cena do filme "Brandos Costumes" do realizador Seixas Santos, trabalham com mesa de mistura e preparam banda magnética para ser transcrita para o negativo óptico em máquina Westrex; bobines a serem misturadas; negativo com som e imagem. 48m40: Placas com a inscrição "Proibido Fumar/Negativos"; sala de montagem de negativos: declarações de Ana de Lourdes Claudino, montadora de negativos, sobre a selecção, o tratamento de negativos filmados e a morosidade do trabalho, ilustradas com bobines arrumadas em estantes, técnicas a anotar números de bordo da cópia de montagem e a montar negativos divididos; Augusto Pereira, ex-chefe de laboratório, ensina o processo da etalonagem a técnica principiante, ilustradas com filtros e provas de filme; bobine a rodar; bobines de negativo de som e de negativo de imagem; cópia final com som incorporado; técnico a projectar filme; letras luminosas do Cinema Éden, em Lisboa, e faixa com os horários das sessões; faixa com publicidade ao filme "Um Cérebro por Um Bilião" do realizador Ken Russell; vista nocturna de espetadores a sair do Cinema São Jorge.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .