Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

00:13:38

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República António Ramalho Eanes, abordando a conjuntura nacional e a importância do exercício da democracia em Portugal.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE JANEIRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1977
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: António Ramalho Eanes
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Ramalho Eanes afirma que: "chegou a hora do arranque da reconciliação. A democracia tem hoje uma direcção e um significado concretos: relançar a produção, aumentar o trabalho, dominar a crise. É agora que a democracia tem de surgir claramente como a única defesa real e segura dos portugueses e dois ideais mais profundos da vivência democrática (...) A recuperação do país tem porém um preço: trabalho, competência, justiça, não como condições hierarquizadas e sucessivas mas como exigências simultâneas e niveladas." "A prática política das instituições não pode isolar-se da situação concreta que atravessamos nem perdem de vista os objetivos que pretendemos atingir. A política é um serviço e uma missão nacional. Exige dedicação, sacrifício, competência, disciplina (...) A sua responsabilidade é nacional, a sua prática só pode ser patriótica. (...) A Constituição apresenta o quadro suficiente para adoptar em cada momento a solução capaz de conciliar o jogo democrático e a justiça social com a necessidade de relançar a economia e resolver problemas." "As instituições democráticas exercitam-se na democracia. Aos interesses demagógicos de alguns opõem-se as necessidades de todos. É aqueles que se afastam dos princípios democráticos não merecem nem a democracia, nem o respeito do povo, nem a ordem constitucional e terão de ser tratados como uns inimigos, sem tibieza e hesitações. Há que separar o trigo do joio, há que salvar a seara. (...) Só com a reorganização do nosso sistema produtivo, só com a aceitação e prática de esquemas globais de austeridade, só com a participação a ativa dos trabalhadores (...) conseguiremos minorar degradação da nossa qualidade de vida" e que é essencial eliminar "(...) os complexos africanos e pelo restabelecimento das relações de interesse mútuo e que salvaguardem os justos interesses da nação portuguesa." Ramalho Eanes refere a importância de reconstruir o país através do investimento na economia, poupança, ensino e no "reforço do prestígio e autoridade do Estado" e apela à união e ao consenso nacional, afirmando que "O programa que o futuro nos oferece está à vista: pelo trabalho sério de todos, construiremos uma sociedade justa."

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .