Mensagem de Ano Novo

00:17:32

Lisboa, Mensagem de ano novo do General António Ramalho Eanes, presidente da República, em que aborda a conjuntura nacional e a situação de crise que afetou Portugal em 1984 e apela ao esforço, trabalho, inovação e esperança do povo português.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE JANEIRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1985
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: António Ramalho Eanes
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Bandeira nacional portuguesa hasteada acompanhada em off pelo Hino Nacional; General António Ramalho Eanes inicia a mensagem afirmando que "exprimir votos de felicidades para todos os portugueses, quando são poucas as mensagens de esperança, é uma tarefa penosa para qualquer responsável politico", destaca o restringimento das funções do presidência da República, reflete sobre a posição e responsabilidades do presidente da República, dos partidos políticos e dos cidadãos em democracia, afirma que as "responsabilidades políticas não podem, nem devem, ser exclusivo de ninguém". 06m27: António Ramalho Eanes afirma "O ano que agora terminou está longe de ter sido um ano razoável (...) foi mais um ano no prolongamento da tendência de crise de perda injustificada de recursos", reflete sobre aspetos e característicos de 1984 relacionados com a economia, investimento, finanças e despesas do Estado, enfatiza a importância de implementar uma "estratégia de renovação", afirma que a economia portuguesa é "pequena e frágil" no contexto europeu e que por isso é urgente "fazer a reconversão da nossa economia", comenta a política económica externa e "somos uma país mais rico e mais capaz de recuperação do que temos mostrado nestes últimos anos". 10m22: Referência ao agravamento das desigualdades e injustiças sociais advindas da atual conjuntura económica nacional, sendo os mais afetados os empresários do mercado interno, famílias de menores recursos, juventude, desempregados e reformados, à existência de trabalhadores que desempenham as suas tarefas mediante pagamento atrasado dos salários, à importância da ação participada e organização competente e honesta e que só é possível através da "descentralização da decisão política" e da preparação e formação da juventude portuguesa e da população ativa. 13m27: António Ramalho Eanes salienta o papel dos órgãos de comunicação social afirmando que a "prática política não está reservada a génios e salvadores iluminados e que não se faz com base em segredos e mistérios (...) mas sim em termos da sua comunicação inteligente e rigorosa" e que a responsabilidade da comunicação social passa por transmitir à população os esforços de mudança e renovação perpetuados por todos os agentes políticos, faz apelo de coragem aos portugueses para enfrente a situação de crise, destaca a capacidade inovadora da nova geração e apela ao risco de "experimentar caminhos novos". 16m09: Relativamente ao plano e conjuntura internacional para 1985, António Ramalho Eanes salienta o "ano da juventude" e faz votos de felicidades aos portugueses esperando que "saibamos encontrar de forma inovadora uma solução para cada problema, uma esperança para cada crise e um futuro para cada um de nós"; bandeira nacional portuguesa hasteada acompanhada em off pelo Hino Nacional.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .