Menino de Mirandela

00:10:51

Retrospectiva do desaparecimento de Leandro, no rio Tua, depois das averiguações terem afastado as teses de suicídio e de bullying, aguarda-se o inquérito do Ministério Público para apurar se há ou não responsabilidades penais.

  • Nome do Programa: Notícias do dia 07/04/2010
  • Nome da série: Noticiário diário do ano de 2010
  • Locais: Mirandela
  • Temas: Educação, Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista Sandra Machado Soares
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo das buscas no rio Tua; Amélia Nunes, mãe de Leandro, nas aulas de geriatria; pais de Leandro em casa ; irmão gémeo de Leandro a brincar no computador (planos só das mãos no teclado); mãe de Leandro recorda o dia em que ele desapareceu no rio; fotografia de Leandro; Maria Pires, prima de Leandro, lembra as últimas palavras que disse ao menino; aldeia de Cedainhos à noite; Paula Nunes, tia de Leandro, diz que nunca lhe ouviram dizer... vou fazer isto; Ricardo, primo de Leandro, de costas, a brincar a jogar numa play station, repete em voz baixa o que se ouviu no fatídico dia "Leandro o que tens? R: não tenho nada", depois levantou-se e a correr já no meio da rua disse "vou-me atirar ao rio"; imagens da ponte e do rio Tua à noite. 03m49: Alunos na Escola Preparatória Luciano Cordeiro; folha da escola para autorização de sair da escola; imagens de arquivo das buscas no rio; grupo de crianças colegas de Leandro (planos em que não se identificam os rostos) dizem que naquele dia não havia ninguém no portão da escola e saíram a correr para o pé de Leandro; pessoa a abrir o portão da escola; declarações de Marinho Falcão, jurista, em que afirma que poderá estar em curso um crime de abandono de funções e negligência da segurança; crianças a entrar e a sair da escola; imagens de arquivo dos cartazes e mensagens deixados ao pé do rio, velas. 06m21: Declarações de Carlos Braz Saraiva, Psiquiatra e Especialista em Suicidologia, em que defende que nessa idade a noção de morte não está ainda adquirida. 06m59: Marinho Falcão diz que a tese de suicídio ou acidente é irrelevante no domínio do crime de prática de abandono de funções; imagens de arquivo dos mergulhadores nas buscas; mãe e irmão a chegar a casa. A mãe em declarações diz que Leandro nunca disse que não queria ir à escola, por sua vez a tia fala na tareia que o miúdo levou dos colegas da escola; jovens a jogar futebol no recreio da escola. 08m35: Declarações de Sónia Seixas, Psicóloga e Investigadora de Bullying, fala sobre o comportamento no bullying; depoimentos do primo de Leandro que diz que se metiam com o garoto e que este não se ficava, de jovem (imagem em contraluz) que diz que Leandro agredia verbalmente e de grupo de miúdos. 09m38: Declarações de Ana Tomás de Almeida, Psicóloga e Investigadora Bullying, sobre os perfis das vítimas de bullying.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .