Mau Tempo, Marés e Mudança: Marés – Parte II

00:31:26

Segunda parte do documentário sobre a vida dos pescadores da costa portuguesa, e a forte relação que estabelecem com o Mar e os elementos, através do olhar e da memória, das palavras e do canto, de Manuel Pardal, pescador e poeta popular da Quarteira.

  • Nome do Programa: Mau Tempo, Marés e Mudança - 2ª Parte
  • Nome da série: Mar Limiar
  • Locais: Portugal, Quarteira
  • Personalidades: Manuel Pardal
  • Temas: Ambiente e Energia, Artes e Cultura, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Câmara e realização: Ricardo Costa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Proa de barco a navegar; vista de embarcação com pescadores; Manuel Pardal rema, pesca um safio, mata-o e retira-lhe o anzol; pescadores recolhem rede e retiram o peixe; peixe dentro de caixa. 06m14: Manuel Pardal aproxima o barco dos pescadores, pergunta-lhes como está a correr a pesca, conta-lhes como correu a sua e entra para o barco deles; Manuel Pardal declama versos a pescador e acende um cigarro; vista de barco à vela a partir da embarcação. 10m09: Mulheres e criança esperam pelos pescadores na praia; vista das embarcações; chegada dos barcos; pescadores descarregam o peixe e levam-no para a lota; leilão: homem a tocar o sino e licitação; peixe dentro de caixas; Manuel Pardal declama versos sobre pescador; na praia, junto dos barcos, mulheres conversam sobre a pesca. 15m00: Praia: Manuel Pardal e pescadores conversam sobre as condições e o resultado da pesca, bebem, comem, reparam e arrumam a rede, separam o peixe; mulher lê carta do marido que está emigrado; Manuel Pardal declama versos à esposa Maria e conta aos presentes a história do seu casamento. 23m34: Vista da praia ao anoitecer; na cama, Manuel Pardal apaga a luz; lua; Manuel Pardal declama versos à lua; encenação com declamação em off de poemas da autoria de Manuel Pardal. 29m15: Manuel Pardal declama versos a idosa a coser na soleira da porta; Taberna: pescadores a beber, a conversar e a jogar, proprietária Romana a servir bebidas; Manuel Pardal declama poema em off; Praia: pescadores arrumam a rede; Manuel Pardal conserta a rede e declama versos sobre a conduta dos ricos e a morte.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .