Marrocos II – Parte I
Primeira parte do segundo programa dedicado ao património histórico de Marrocos, assim como aos costumes e tradições das suas populações, através de uma viagem que percorre as regiões de Fez, Tânger, Arzila e Marraquexe, e dá a conhecer os vestígios da presença portuguesa e do seu legado arquitetónico e cultural.
Resumo Analítico
Vistas da planície onde ocorreu a Batalha de Álcacer Quibir no reinado de Dom Sebastião; mulher e criança em cima de burro; rosto de criança marroquina; pastor com rebanho de ovelhas; sol entre as nuvens sobre paisagem rural com rio; marroquino relata o acontecimento histórico; muralhas da cidade de Fez; canhão em exposição no museu; pormenores da peça de artilharia com inscrições árabes; declarações de Mohammed Shadli, Conservador; salas do museu, outrora prisão dos portugueses. 06m47: Tânger, fachada do Museu Malcolm Forbes; soldados de chumbo, peças da sua colecção particular; reconstituição da Batalha de Alcácer Quibir com soldadinhos de chumbo; fachadas de igrejas cristãs e de mesquitas; jovens muçulmanos a rezar; Alcorão aberto; idoso a ler o Corão; vistas do porto e plano geral da cidade; crianças à saída da escola; casas típicas do Norte de África; vistas do centro de Tânger; património arquitetónico; movimento de rua; pormenores da arquitetura árabe; placas toponímicas bilingues; quotidiano dos moradores; muçulmanos descalçam-se à entrada da mesquita; pormenores dos canhões expostos na praça de Faro; inscrições revelam a sua origem espanhola; placa evoca a geminação de Tânger com Faro. 14m01: Vistas de Alcácer Seguer; rio; ruínas da fortificação; vestígios da presença portuguesa; jovens a jogar à bola na praia; praia vazia; farol no Cabo Espartel; vistas em movimento junto ao litoral; camelos a pastar; trabalhadores rurais lavram a terra com junta de bois; crianças semeiam cereal; jipe atolado na lama; Carlos Brandão Lucas conversa com populares; vistas do Círculo Megalítico de Mesura, vestígios de civilização pré-histórica; obelisco. 18m16: Vistas em movimento à entrada de Arzila, e através das ruas da localidade; muralhas e entrada da Medina; movimento de rua e quotidiano; lojas comerciais; sapateiro a trabalhar; declarações de Wafaa El Houdaybi, Artista Plástica; vistas de Arzila e do património arquitetónico; crianças à entrada da escola; quadros; pingos de chuva a cair numa poça de água; dia de chuva; vistas gerais de Arzila; muralhas e vestígios da presença portuguesa; mar junto ao litoral de El Jadida (Mazagão); vistas da localidade e movimento de rua; fortaleza portuguesa e medina; vestígios da presença portuguesa e grades de prisão da época da Inquisição; placa toponímica da Cisterna Portuguesa; declarações de Youssef Alaoui, Guia; estudantes visitam o interior da cisterna de estilo gótico.