Marquês de Pombal: Dois Séculos Após a Sua Morte

00:53:00

Documentário biográfico sobre Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário do Reino durante o reinado de D. José I, e um dos estadistas mais carismáticos e visionários da História de Portugal. São destacados momentos emblemáticos da sua vida e governação, como a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, o processo dos Távoras, a expulsão dos Jesuítas, a criação da Região Demarcada do Douro, ou as reformas económicas e educativas na estrutura do Estado.

  • Nome do Programa: Marquês de Pombal: Dois Séculos Após a Sua Morte
  • Nome da série: Marquês de Pombal: Dois Séculos Após a Sua Morte
  • Personalidades: Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal)
  • Temas: História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produtor: Leonel Brito e Eduarda Batalheiro Realizador: Dórdio Guimarães
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Monumento ao Marquês de Pombal, na Praça Marquês de Pombal em Lisboa, datada 1934; exterior do Solar do Carvalhos na Rua Formosa, onde nasceu o marquês, datado século XVII; retratos do marquês; interior do Solar, ornamentação, móveis, cozinha, instrumentos musicais, sala de jantar, quarto, fatos da época; reconstituição histórica da vida na época (actores Rui de Carvalho, Catarina Avelar). 13m29: Gravuras alusivas ao terramoto de 1755; retratos de Sebastião José Carvalho e Mello; reconstrução da Baixa de Lisboa; maqueta da baixa e desenhos das casas das ruas da baixa lisboeta; ruas da Baixa de Lisboa. Gravuras alusivas do atentado ao Rei Dom José I; moedas da época; bonecos que representam o exército na época; gravura que ilustra a execução da família Távora. 34m23: Gravuras alusivas à inquisição e à expulsão dos jesuítas em Portugal, às reformas do Marquês de Pombal: demarcação da região do Vinho do Porto, incentivos à fábrica de vidros da Marinha Grande e à azulejaria portuguesa; painel de azulejos alusivos à sociedade na época. 42m50: Palácio do Marquês de Pombal ou Palácio do Conde de Oeiras, solar típico do século XVIII, localizado em Oeiras, serviu de residência oficial de Sebastião José de Carvalho e Melo; quadro alusivo à Praça do Comércio, estátua de Dom José; leque pintado com desenhos da época; estátua de Dom José; quadro alusivo ao último interrogatório do Marquês de Pombal. 48m13: Pombal, Castelo de Pombal, vila onde o marquês viveu os seus últimos anos; exterior e interior da igreja, túmulo do Marquês, inscrito "depositados os restos mortais de Sebastião José Carvalho e Mello"; Busto do Marquês de Pombal, que se encontra no Jardim Municipal da Cidade de Pombal. 52m29: Igreja da Memória, junto ao Palácio da Ajuda, Lisboa, a sua construção teve início em 1760, em memória da tentativa de assassinato do rei Dom José pela família Távora; a Igreja apresenta-se hoje em dia num gracioso estilo neo-clássico, com interior em mármore, destacando-se a sua cúpula e o célebre túmulo de Sebastião José de Carvalho e Melo, o célebre Marquês de Pombal; estátua do Marquês de Pombal, mandada construída em sua homenagem e inaugurada por António de Oliveira de Salazar (1934), na Praça Marquês de Pombal em Lisboa

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .