Mármores de Portugal

00:20:49

Documentário sobre o mármore em Portugal, as suas jazidas que se encontram na região do Alto Alentejo e as fábricas onde se transforma o mármore bruto.

  • Nome do Programa: Mármores de Portugal
  • Nome da série: As Pedras e o Homem
  • Locais: Alentejo, Pero Pinheiro
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Rui Pedro. Produção: Elias Mendonça. Realizador: José Caria.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Estátuas e esculturas em mármore de figuras humanas. 03m11: Esculturas e estatuária da Antiguidade Clássica, época dos gregos e romanos. 04m25: Estátuas do século XVI, época renascentista italiana, tais como Aurora, Moisés e Pietà de Miguel Ângelo; estátuas de arte barroca de Bernini. 05m212: Explosões em pedreira; jazida de mármore no Alto Alentejo; operários e máquinas trabalham na pedreira de extracção de mármore. 06m26: Declarações do Engenheiro Bernardo de Sousa, sobre a indústria extractiva do mármore, intercalada com operários e máquinas a trabalhar na extracção do mármore. 09m32: Fábrica em Pero Pinheiro onde se transforma o mármore, extraído anteriormente das pedreiras; blocos de mármore ainda em bruto. 10m29: Declarações do Engenheiro Alves da Silva, sobre as duas operações que o mármore sofre até ser um produto acabado; operação de transformação do bloco em chapa e da chapa em produtos acabados. 11m27: Interior da fábrica de Pero Pinheiro; corte do mármore com areia e água; máquinas serram os blocos de mármore em chapas. 14m36: Linha de polimento de chapas; operários colocam chapa de mármore em cima da máquina: máquinas cortam chapas de mármore em tiras. 16m54: Saída de ladrinhos de mármore em fila; operárias limpam ladrilhos de mármore. 19m10: Caixas com mármore, a serem descarregadas para camião, por um monte cargas. 20m17: Arvoredo de um jardim; estátuas e esculturas; fachadas de prédios, onde o mármore predomina como elemento decorativo; esculturas de mármore. 21m45: Exterior do Palácio da Justiça, que é um exemplo ornamental do mármore.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .