Mário Soares Recebe João Paulo II em Belém

00:17:00

Ligação direta ao Palácio de Belém, onde Mário Soares, Presidente da República, recebe o Papa João Paulo II para um encontro privado, no início da sua segunda visita a Portugal.

  • Nome do Programa: Telejornal 1991
  • Nome da série: Telejornal
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: João Paulo II, Mário Soares, Maria Barroso Soares, Dom António Ribeiro, António de Spínola
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Chegada da comitiva do Papa ao Palácio de Belém; João Paulo II sai do carro e é cumprimentado pelo embaixador Nunes Barata, chefe de gabinete do Presidente da República; guarda em farda de gala nas escadas do Palácio; Mário Soares e a mulher, Maria de Jesus Barroso, cumprimentam o Papa e é tirada a fotografia oficial; o Presidente apresenta o Papa a Alfredo Barroso, chefe da sua Casa Civil, o general Carlos Azeredo, chefe da Casa Militar, e aos seus colaboradores Guilherme Oliveira Martins, Estrela Serrano, Vítor Ramalho; o Presidente dirige palavras de boas vindas ao Sumo Pontífice e oferece-lhe presentes; Soares e a mulher cumprimentam Monsenhor Angeloni, Núncio Apostólico em Portugal, D. António Ribeiro, Cardeal Patriarca de Lisboa, e outros membros da comitiva papal; membros da comitiva do Papa apreciam obras de arte do Palácio de Belém; quadro representando Cristo e pintura no tecto; Maria de Jesus Barroso conversa com bispos; Soares e o Papa conversam a sós no gabinete do Presidente. Mário Soares recomenda a João Paulo II que tenha cuidado com o degrau no caminho para o terraço do Palácio de Belém, onde são saudados por funcionários do palácio que se encontram no jardim; Soares e a mulher, Maria Barroso, acompanham o Chefe da Igreja Católica até à saída do palácio; João Paulo II cumprimenta António de Spínola, ex-Presidente da República; o Presidente da República e a mulher despedem-se do Papa, que entra no carro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .