Mário Soares 1924 – 2017 – II Parte

03:16:36

Segunda parte da informação especial, apresentada pelo jornalista João Adelino Faria, para acompanhamento das cerimónias fúnebres de Estado de Mário Soares, antigo presidente da República, marcadas pela sessão solene evocativa no Mosteiro dos Jerónimos e pelo percurso do cortejo com breves paragens no Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do Partido Socialista no Largo do Rato, antes de chegar ao cemitério dos Prazeres, com os comentários dos convidados em estúdio António José Teixeira, jornalista, e Viriato Soromenho Marques, professor catedrático.

  • Nome do Programa: Mário Soares 1924 - 2017
  • Nome da série: Mário Soares 1924-2017
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, João Soares, Isabel Soares
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 3
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, em direto Marcelo Rebelo de Sousa, faz o último discurso da sessão solene de homenagem a Mário Soares, onde recorda o antigo presidente como "singular humanista e construtor de portugalidade"; termina discurso com "Em nome de Portugal, mas de todo o Portugal, obrigado Mário Soares"; aplausos; cumprimenta filhos de Mário Soares à chegada ao seu lugar. 04m48: Ouve-se novamente o hino nacional, tocado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e cantado pelo Coro do Teatro de São Carlos intercalado com vários planos de corte. 06m33: Entrada de militares da GNR no claustro principal; passagem de guarda de honra dos militares dos três ramos das Forças Armadas para militares da GNR, que transportam a urna com os restos mortais de Mário Soares para o exterior do Mosteiro; convidados aplaudem de pé. 10m21: Exterior do Mosteiro dos Jerónimos, destaque para armão militar e escolta de honra a cavalo da GNR. 11m01: Saída da urna do Mosteiro dos Jerónimos sob a guarda de honra dos militares da GNR; homenagem da GNR ao antigo presidente; colocação da urna no armão, puxado por quatro cavalos e ornamentado com rosas amarelas. 16m07: Esquadrilha de seis aeronaves F-16 em formação, da Força Aérea Portuguesa, sobrevoa o Padrão de Descobrimentos e Mosteiro dos Jerónimos. 17m38: Início do cortejo fúnebre em direção ao Cemitério dos Prazeres; aplausos e testemunhos de populares que assistem à passagem do cortejo. 22m14: Palácio de Belém, paragem simbólica do armão da GNR, onde funcionários prestam última homenagem ao antigo presidente com lenços brancos e aplausos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .