Mário Sacramento

00:38:54

Programa de caráter literário dedicado ao médico e escritor Mário Sacramento em que vários amigos recordam a sua atividade política, profissional e artística durante conversa realizada na casa do escritor em Aveiro.

  • Nome do Programa: Mário Sacramento
  • Nome da série: COM TODAS AS LETRAS I
  • Locais: Aveiro
  • Personalidades: Álvaro Seiça Neves, José Estevão, Armando de Castro, Egito Gonçalves, Óscar Lopes, João Sarabando, Flávio Sardo
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Coordenação: Eduardo Prado Coelho, Manuel Alberto Valente e Manuel Costa e Silva
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Artigo de jornal com o "Testamento Político de Mário de Sacramento"; declarações de Álvaro Seiça Neves, advogado, sobre a juventude, a inteligência, a presidência da academia de estudantes, a fundação e direção do jornal "A Voz Académica" durante os tempos de estudante, a prisão pela Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), a frequência do curso de Medicina em Coimbra, colaboração em jornais como: "Jornal de Ílhavo", "Independência de Águeda", "O Pensamento", "Sol Nascente", "O Diabo" e "Seara Nova", as obras "A criança nas suas relações com o adulto" e "O Retrato de Eça de Queirós" e a direção de movimentos académicos e cívicos, ilustradas com pormenor de envelope remetido ao escritor como preso político. 01h17m10: Biblioteca da casa de Mário Sacramento: livros do autor na secretária e retrato em cerâmica de José Estêvão, jornalista e político, (em off, referência à data da morte do escritor, à carta testamento e aos seus interesses políticos e literários); Armando de Castro, diretor da Faculdade de Economia do Porto, fala sobre a amizade com Mário de Sacramento, a personalidade, as lutas políticas e a preocupação com as classes trabalhadoras, presentes na sua obra. 01h21m39: Declarações de Seiça Neves sobre a militância comunista de Mário de Sacramento, as lutas pela liberdade e pelo progresso, o envolvimento em movimentos políticos, a coragem e o interesse pela luta do povo; depoimento de Armando de Castro sobre a formação intelectual de Mário de Sacramento, as suas convicções, a realização do I Congresso Republicano de Aveiro no Teatro Aveirense em 1957 e a organização do segundo congresso. 01h26m52: Vista do Porto; Egito Gonçalves lê excerto de o "Diário" de Mário Sacramento; declarações de Óscar Lopes, diretor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre a análise literária desta obra, referindo as prisões, os sentimentos, a vertente poética e os traços psicológicos do escritor. 01h33m22: Depoimentos de João Sarabando, publicista, sobre a profissão de Mário Sacramento como médico e de Flávio Sardo, advogado, sobre a sua capacidade de suportar o sofrimento e os momentos finais da vida. 01h42m52: Declarações de Cecília Sacramento, esposa, sobre a vida de Mário Sacramento como político, literato e médico e as suas frustrações, intercaladas com apontamentos de Mário de Sacramento e correspondência; biblioteca da casa do escritor, fotografia do funeral de Mário Sacramento publicada em jornal, portão do Cemitério Central de Aveiro, fotografias do escritor e pormenor de medalha com a inscrição "Fazei o mundo melhor".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .