Maria José Lobo Fernandes

00:49:09

Jornalista Ana Sousa Dias entrevista Maria José Lobo Fernandes, Médica Pediatra, fundadora do Núcleo de Apoio às Crianças e à Família do Hospital de Santa Maria.

  • Nome do Programa: Maria José Lobo Fernandes
  • Nome da série: Por Outro Lado I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Maria José Lobo Fernandes, Ana Sousa Dias
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produtor: Alice Milheiro. Realizador: Rui Nunes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Reportagem sobre Maria José Lobo Fernandes; Desenhos de crianças; Pavilhão em madeira do Hospital de Santa Maria; Convidada durante consulta médica de criança pequena (raça negra); Reunião de médicas Pediatras e enfermeiras do Núcleo de Apoio à Criança e à Família, com a convidada. 06m41: Entrevista - Integração do sexo feminino na medicina, especialmente na pediatria, quando deflagra a guerra em Ultramar; Apoio familiar no desenvolvimento da carreira; Relação com as crianças e adolescentes, seus pacientes; Formação especifica em problemas dos adolescentes; Fundadora da primeira Associação sobre a saúde dos adolescentes; As diferenças no relacionamento médico entre as crianças e os adolescentes; A influência das carências económicas e sociais na afectividade e no papel de pais; Relato de caso de violência psicológica familiar; A valorização do papel do pai nos jovens casais; A disponibilidade é a chave do equilíbrio familiar; 1962 Formação em Coimbra, após a formação espera 1 ano pelo internato no Hospital de Santa Maria, porque o seu processo estava a ser analisado pela PIDE; Formação em simultâneo dos cursos de Medicina Física e Reabilitação e de Pediatria; Fundadora das consultas de pediatria e desenvolvimento em Santa Maria; 1985 funda o Núcleo de Apoio às Crianças e à Família, dedicado especialmente a crianças vitimas de violência familiar, influenciada pela sua experiência como médica escolar em bairros sociais de Lisboa; Sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança (1983); Empenhamento na formação da sensibilidade de outros médicos para os casos de violência física e negligencia familiar; A importância do papel dos avós nas situações familiares mais dramáticas. Ana Sousa Dias oferece um relógio de pulso à convidada.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .