Mare Nostrum, Patria Nostra – Episódio 11

00:24:00

Décimo primeiro episódio desta série documental que nos dá uma visão abrangente daquela que tem sido a relação de Portugal com o mar ao longo dos séculos. Uma abordagem multifacetada e transversal, com uma perspectiva histórica, mas também económica e ambiental, nomeadamente destacando o peso que os recursos associados ao mar têm em setores como as pescas, os transportes ou o turismo.

  • Nome do Programa: Episódio 11
  • Nome da série: Mare Nostrum, Patria Nostra
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Rui de Vilhena Roque
  • Temas: Ambiente e Energia, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: Rui de Vilhena Roque
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Rui de Vilhena Roque declama "Ode marítima", de Álvaro de Campos, em off; rebentação de ondas nas rochas da costa; homens à pesca com cana e carreto; cargueiro ao largo da costa; fábrica junto ao litoral; bando de gaivotas no ar e no mar, navio oceanográfico português NRP Almeida Carvalho (A527) em mar alto; marinheiro atira cabos para atracar barco ao cais; barco a motor da marinha é colocado na água por uma grua. 06m33: Manuscrito da Lei do séc. XVI, do “Repertório das Ordenações do Reino “; Rui de Vilhena Roque, autor do programa conversa com Nélson de Sousa, comandante da Marinha, sobre as origens da poluição marítima, sendo a indústria umas das principais causadoras, e a necessidade de se criarem estações de tratamento dos efluentes, intercalados com pormenor de proa de cargueiro visto a partir de barco da polícia marítima. 08m49: Rochas envoltas em espuma da rebentação de ondas; barco a afundar-se; barco encalhado visto de terra; águas do mar poluído com petróleo junto à costa e maré negra; pessoas colocam móveis e electrodomésticos em camião; destroços de casas; treinos da marinha portuguesa: militares lançam, à água, mangas de protecção, para travar poluição e fazem trabalhos de limpeza das águas poluídas. 11m25: Cargueiros vistos a partir de barco da polícia marítima; esteira de espuma e ondulação deixadas por barco em movimento; homens a bordo de barcos da polícia marítima. Nélson de Sousa fala sobre as consequências da poluição na fauna e flora marinhas e sobre a consciência que se deve tomar em relação a este problema, sobretudo em mares interiores e estuários de rio onde a concentração de resíduos se torna mais nociva, em off. 13m40: Rui de Vilhena Roque conversa com Nélson de Sousa sobre as actividades da Marinha na prevenção e combate à poluição no estuário do Tejo e em todos os portos de Portugal e sobre a necessidade de uma apertada política de fiscalização e vigilância, intercalados com imagens de barcos da polícia marítima, barcos atracados, carta náutica e barcos da polícia marítima em trabalhos de retenção da poluição. 20m32: Rui de Vilhena Roque conversa com Nélson de Sousa sobre a fiscalização aos navios-tanque com hidrocarbonetos, em off; cargueiros vistos a partir de barco da polícia marítima; carta náutica; pessoas limpam petróleo de uma praia; homem vagueia numa praia cujas águas e areia foram poluídas por petróleo; casco de navio encalhado. 23m06: Rui de Vilhena Roque conversa com Nélson de Sousa sobre a sensibilização das pessoas para a recolha de óleos para regeneração; veleiros, cacilheiros e cargueiros atracados; Edifício Central Tejo, Mosteiro dos Jerónimos e Padrão dos Descobrimentos vistos do rio; barcos da polícia marítima; pôr-do-sol no mar e homens no convés.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .