Manuel Monteiro Pereira – I Parte

00:40:23

Primeira parte da entrevista da jornalista Judite de Sousa a Manuel Monteiro Pereira, ex-juiz, ex-Magistrado do Tribunal de Menores e ex-toxicodependente, sobre a história dramática da sua vida, o percurso até atingir a magistratura, o consumo de heroína, a queda vertiginosa na degradação e o processo de recuperação, a propósito da aprovação da lei que descriminaliza o consumo da droga.

  • Nome do Programa: Manuel Monteiro Pereira - I Parte
  • Nome da série: Grande Entrevista
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Judite Sousa, Manuel Monteiro Pereira
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produtor: Margarida Sá Gomes. Realizador: José Alves Fernandes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Manuel Monteiro Pereira, acerca do primeiro contacto com as drogas; a origem familiar; a infância e a juventude; o contexto em que consome, a idade da adolescência; o emprego na EDP; a ânsia de estudar, o sonho de ser advogado e a licenciatura em direito. Fase de consumo de drogas leves, o hábito do consumo e o porquê de consumir. 10m16: A entrada no mundo da heroína; o desejo de experimentar; a sensação de relaxe, de bem-estar físico e psíquico. 14m32: Manuel Monteiro Pereira refere o momento em que se apercebe que estava "Agarrado, viciado em heroína". 15m06: A conciliação da atividade de magistrado com a toxicodependência, o nível de consumo diário de heroína e as despesas. 17m53: A perda da autoestima; a diferença entre fumar e injetar heroína; a degradação e a autodestruição do ser humano; a delapidação dos bens, os gastos, o dinheiro. 22m55: Desintoxicação sem resultado; a ida para o Funchal, o consumo nesta cidade; as viagens a Lisboa para comprar heroína; rupturas a nível social, quebra de laços familiares; a vida e o trabalho no Funchal; o aspecto físico; a doença da adição, a obsessão pelo consumo; a gravidez da mulher, a perda de valores. 29m51: A investigação da Polícia Judiciária; a suspeita; a detenção da mulher. 31m30: A relação entre os toxicodependentes consumidores de drogas duras; o perfil do heroinómano; o regresso ao Porto, sem trabalho, sem dinheiro e sem apoio; a fase degradante; o arrumador de carros e o lidar com esta situação; a negação, as justificações. 34m30: O submundo da droga; as situações chocantes dos bairros do grande Porto, a situação dramática do heroinómano. 35m40: A tentativa de recuperação; com o apoio da Segurança Social, frequenta salas de NA (narcóticos anónimos), programa dos Doze Passos, Modelo Minesota, sem resultado. 37m22: O fundo do poço e a ideia do suicídio.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .