Manuel da Fonseca e o Alentejo

00:25:01

Programa sobre a vida, a obra e as terras por onde passou o escritor neorrealista, Manuel da Fonseca, com depoimentos de Baptista Bastos, jornalista e escritor.

  • Nome do Programa: Manuel da Fonseca e o Alentejo
  • Nome da série: Ler Portugal
  • Locais: Santiago do Cacém, Lisboa
  • Personalidades: Manuel da Fonseca
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Luís Gaspar. Autoria: Mário Braga. Produção: Mário Dias Ramos.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Luís Gaspar (em off, diz o poema "Mataram a Tuna") de Manuel da Fonseca, ilustrado com a reconstituição do poema pelo Grupo de Jovens OTJ, "tuna" toca por ruas de Santiago do Cacém, moradores à janela assistem e aplaudem a tuna, exterior do Castelo de Santiago do Cacém, casario, movimento de rua no inverno, Luís Gaspar diz o poema de Manuel da Fonseca "Maltês". Lagoa de Santo André, barcos de pesca ancorados, pescadores à pesca, pescadores recolhem redes de pesca, Santiago do Cacém, Manuel da Fonseca passeia por ruas da vila (em off, o compositor Adriano Correia de Oliveira, canta o poema de Manuel da Fonseca "No Vale Escuro"). Manuel da Fonseca, fala da sua vida e as ligações à vila de Santiago do Cacém, depoimento de Baptista Bastos, sobre a vida em Lisboa de Manuel da Fonseca. Manuel da Fonseca, prossegue o relato das suas vivências de infância e adolescência em Santiago do Cacém, intercalado com imagens de arquivo, Primeira Guerra Mundial de agentes da Guarda Nacional Republicana, em serviço em campos alentejanos, de manifestação de agricultores e camponeses, depoimento sobre as influências do Alentejo na obra literária de Manuel da Fonseca, intercalado com capa do livro "Crónicas Algarvias", fotografia a preto e branco de Manuel da Fonseca, capas dos livros "Obra Poética", "O Fogo e as Cinzas", Monte alentejano, continuação de depoimento de Manuel da Fonseca, sobre a sua ida pra Lisboa. Baptista Bastos, fala sobre a obra literária de Manuel da Fonseca, depoimento sobre obra de Manuel da Fonseca, capa do livro "Seara de Vento". Manuel da Fonseca, prossegue o relato de passagens da sua vida, capa do livro "Cerro Maior", movimento de rua em Santiago do Cacém. Luís Gaspar (em off, diz excerto do poema "Mataram a Tuna").

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .