Manique do Intendente

00:25:00

Documentário sobre a vila de Manique do Intendente, no concelho de Azambuja, a sua história e património. A localidade deve o seu nome a Diogo Inácio da Pina Manique, Intendente Geral da Polícia durante o reinado de D. Maria I, autor dum ambicioso plano urbanístico e monumental para a vila, mas que a sua morte deixou incompleto.

  • Nome do Programa: Manique do Intendente
  • Nome da série: As Pedras e o Homem
  • Locais: Manique do Intendente
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produtor: João Martins
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Campo de oliveiras; placa toponímica em azulejo a indicar a Vila do Manique do Intendente. 02m49: Panorâmica geral de terrenos agrícolas onde a plantação de vinhas se destaca. 04m17: Vista geral de Manique do Intendente; idosos sentados à conversa no Pelourinho, situado no meio da praça da vila. 05m03: Declarações de habitante da vila, sobre o decreto real no reinado de Dona Maria I, sobre o nome da vila. 06m20: Panorâmica da Praça da vila de Manique, Paços do Concelho e do Pelourinho. 06m57: Fachada e exterior do palácio da vila que nunca foi acabado. 07m55: Fachada da Câmara Municipal; painel de azulejo numa parede a dizer o nome da rua; ruas de terra batida e casario; vista ao longe do Palácio.. 09m35: Praça pombalina, construída no século XVIII; idosa tira água do poço, situado no largo da praça; plano do poço com bilha de barro. 10m34: Cão preso a uma corrente; lacas toponímicas de azulejos a identificar o nome das ruas, todas elas com nomes famosos e cheios de história como Sertório, Augusto, César e Trajano. 11m58: Panorâmica da vila deserta; pocilga de porcos; homens carregam uvas para camioneta. 14m09: Declarações de habitante da vila, sobre o Intendente da Polícia, Diogo Manique e do palácio que ele mandou construir e que nunca chegou a ser terminado. 16m25: Exterior e fachada do palácio bastante degradado, onde se destaca esculturas representando anjos guerreiros, sino na torre, escadas de pedra, varandas e janelas. 19m29: Interior da Igreja Matriz no palácio da Vila de Manique toda revestida de mármores de côr; altar; rosácea; pequenos santuários com imagens de santos; imagem de Nossa Senhora; claustro da Igreja. 23m49: Cavalo puxa carroça; ruas da vila de Manique; homem tira água do poço; habitantes hunto ao poço; rostos de crianças 25m18: Crianças andam de carroça. 25m31: Gravura do exterior do palácio da vila de Manique do Intendente. 25m55: Campo de vinhas; panorâmica da vila de Manique; Placa toponímica de azulejos da vila de Manique do Intendente.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .