Manifestação dos trabalhadores da TLP em Lisboa

00:35:20

Lisboa, trabalhadores da empresa de telecomunicações Telefones de Lisboa e Porto (TLP) participam em manifestação contra a atual administração e direção da TLP e exigem a sua demissão e melhores condições de trabalho.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE MAIO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Manifestantes marcham, exibem faixas e gritam palavras de ordem "O povo unido jamais será vencido" e "Fascista", nas imediações da empresa na Rua Andrade Corvo. Interior das instalações vazias; manifestantes fazem sinal de vitória com as mãos, gritam "O povo unido jamais será vencido", assistem e aplaudem as intervenções de trabalhadores, que discursam a partir de janela. Trabalhadores falam através de megafone e a partir de janela; manifestantes exibem cartazes e faixas; declarações de porta-voz da direção da TLP, interrompidos por trabalhador (identificado por senhor Vicente) que diz que as entrevistas "dadas por estas pessoas fascistas são muito duvidosas". Trabalhadores gritam "fora as doutoras, a Manuela Santos" e som é cortado; diretor-geral da TLP surge à janela, é rodeado e abordado por jornalistas e diz que se vai embora para casa e que "é preferível não dizer nada". Declarações do diretor-geral da TLP nega ser administrador da empresa, diz que é um trabalhador como outro qualquer, informa que os administradores da TLP (que são os mesmos da CTT) não estão nas instalações, fica a saber que a administração dos CTT foi demitida esta manhã e defende o trabalho que tem feito em defesa dos trabalhadores. Diretor-geral da TLP surge à janela e é apupado e assobiado pelos trabalhadores manifestantes, tenta discursar através de megafone mas desiste; declarações de trabalhador.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .