Manifestação do 1º de Maio no Funchal

00:29:24

Ilha da Madeira, Funchal, manifestação comemorativa do 1º de Maio e Dia do Trabalhador, sendo a primeira vez que se comemora livremente em Portugal.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE MAIO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Funchal
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mudo
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Cartaz "Viva o Dia Mundial dos Trabalhadores!"; exterior da Fortaleza-Palácio de São Lourenço (onde estão detidos Américo Tomás, Marcelo Caetano, Joaquim da Silva Cunha e César Moreira Baptista), Banco de Portugal, Posto de Turismo e Café Apolo; pessoas na esplanada do Café Funchal; frases escritas nas paredes sobre o 1º de Maio; tráfego rodoviário e movimento de rua junto da Igreja de São João Evangelista do Colégio do Funchal e da Câmara Municipal. 47m47: Exterior do Tribunal Judicial do Funchal e de edifícios; militares armados na rua e à porta de edifício; populares leem jornal, conversam em bancos e passeiam em jardim alternado com crianças correm e brincam; frases escritas nas paredes sobre as Forças Armadas; rapaz desenha; pessoas em esplanada; distribuição de panfletos. 52m33: Florista vende flores na rua; movimento de rua; frase escrita na parede contra a guerra colonial; exterior do Liceu de Jaime Moniz; crianças vendem na rua alternado com navio ancorado no porto, desfile da Polícia Militar (PM) e movimento de rua; jovens com o cartaz "Fascistas? Nunca! Somos Portugueses!" na Praça do Município; tráfego rodoviário junto da Fortaleza-Palácio de São Lourenço; militares à porta do Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa; distribuição de panfletos. 55m30: Militar conversa com jovens; militares na entrada da Câmara Municipal; manifestantes desfilam, exibem faixas, cartazes e bandeiras, gritam palavras de ordem e falam através de megafone, destacando-se a presença de militares na manifestação. 01h07m41: Militar faz sinal de vitória, acena e discursa com megafone a partir de janela da Fortaleza-Palácio de São Lourenço; manifestantes desfilam, exibem faixas, cartazes e bandeiras e gritam palavras de ordem na Praça do Município e assistem a discurso proferido a partir de janela da Câmara Municipal.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .