Malaca, Património da Humanidade

00:26:24

Programa apresentado pela jornalista Helena Balsa, dedicado ao património histórico, religioso e cultural da região de Malaca, na Malásia, através de imagens e depoimentos que testemunham a influência portuguesa na cultura e na língua local deste território, desde a época dos descobrimentos.

  • Nome do Programa: MALACA, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
  • Nome da série: PRAZER DE CRIAR II
  • Locais: Malaca
  • Personalidades: Helena Balsa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria, Apresentação e Reportagem: Helena Balsa Imagem: Pedro Castro Silva Produção: Alice Milheiro
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Barcos ancorados nas margens do rio Malaca; porto comercial, homens carregam e descarregam sacos, transportando-os às costas; barco navega no rio; exterior e interior de o Museu Marítimo, instalado numa réplica em tamanho natural de uma nau portuguesa "Flor do mar", da armada de Afonso Albuquerque, que o governo malaio mandou construir; retrato de Afonso de Albuquerque, exposição sobre os descobrimentos, cestos com especiarias, bananas e maçãs, quadros alusivos aos descobrimentos; declarações de Lim Huck Chin, arquiteto (legendadas). Pedra com inscrição: "Malacca, the historic city of Malaysia, this is where it all began. The birth of a nation"; Porta de São Tiago, ex-libris de Malaca, a única coisa que resta da antiga Fortaleza "A Famosa", mandada construir por Afonso de Albuquerque logo após a conquista de Malaca; ruínas da igreja de São Paulo, situado na colina; declarações de Fernando Jorge, arquiteto. Vistas do bairro português (vestígios da cultura portuguesa); painel de azulejos com a imagem de Santo António; escola, crianças brincam e cantam em crioulo; capa de livro "Cuzinhia Cristang" (cozinha cristã), de Celina Marbeck; imagens do livro; declarações de Michael York, ex-regedor B. Port. Malaca e de John Villers, historiador, Margeret Marbeck, escritora (legendadas). Vista geral da rua da Harmonia: casario, interior de um Templo Hindu, oferendas no chão, exterior e interior templo chinês, construído em 1646, queima de pivetes aromáticos, Buda, cerimónia religiosa, fachada de igreja Metodista (influenciada pelo movimento de Santidade, organizada em Genesee, norte do estado de Nova Iorque nos Estados Unidos em 1860, pelo ministro Benjamin Titus Roberts (1823-1893); declarações de Josephine Chua, conservadora (legendadas). Exterior da igreja católica de São Francisco de Xavier, construída em 1845; exterior e interior da igreja católica de São Pedro, data 1710; imagem de Nossa Senhora de Fátima e de São Pedro; declarações de Pedro Binet, da igreja de São Pedro da Malaca (legendadas). Exterior da Igreja de Cristo, construída em 1753, situada na Praça Vermelha de Malaca; centro histórico; riquexós coloridos e decorados com flores; exterior de casa, de arquitetura islâmica; fotografias da cultura e costumes dos povos de Malaca. Casas tradicionais, construída em madeira sobre pedra; interior de casas; Fachada do Zoológico de Malaca; vista geral do zoo; rinocerontes, tigres, bovinos, raça "Ankole", cabras; pessoas passeiam de elefante pelo zoo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .