Mais uma opção: Burocracia?… ou Ad-Hocracia?
Reportagem do jornalista Fernando Pessa sobre a presença da burocracia no quotidiano dos portugueses, através do exemplo de situações concretas como a obtenção de documentação, ou a legalização de um veículo automóvel importado. Inclui depoimentos de técnicos de marketing, e entrevista com Francisco Salgado Zenha, Ministro das Finanças.
Resumo Analítico
Lisboa: Fernando Pessa desce em elevador de prédio, verifica conteúdo de caixa do correio, lê correspondência, volta a subir e telefona desmarcando encontros e obrigações profissionais em virtude de ter de obter documentos para poder continuar a exercer a profissão de mediador de seguros; Fernando Pessa sai de prédio e caminha por passeio da avenida de Roma; Arquivo de Identificação de Lisboa: entrada e utentes no seu interior; Fernando Pessa, na fila para o guichet do registo criminal, conversa com utente sobre a documentação e impressos necessários para a obtenção do documento; guichet de compra de impressos; Fernando Pessa informa-se das modalidades de obtenção do documento e adquire impressos para a situação de urgência, preenche papéis, entrega impressos e informa-se quanto a prazos de entrega; vista da rua da Vitória; placa do 5º cartório Notarial; Fernando Pessa, em cartório notarial, pede realização de pública forma de bilhete de identidade e informa-se sobre prazos de entrega; placa da "Administração do 4º Bairro de Lisboa"; Fernando Pessa preenche requerimento em papel selado, entrega pedido de atestado de bom comportamento moral e civil no balcão e informa-se relativamente a prazos de entregas, custos e possibilidade de envio para casa do documento; intercalado com funcionária da junta de freguesia a passar recibo de pedido de documentação. 07m35: Fernando Pessa reflecte sobre a inutilidade da burocracia e o tempo perdido com esta na sociedade contemporânea; declarações de João Braga e de Fernando Figueiredo, técnicos de marketing, sobre a incompatibilidade da burocracia com a vida moderna, o conceito de burocracia, suas causas e consequências, as razões da incompatibilidade dos conceitos de burocracia e de marketing, e as possíveis vantagens da burocracia para as economias de mercado e planificadas. 12m49: Palmela: camião cisterna de leite em estacionamento; técnico da União das Cooperativas Abastecedoras de Leite de Lisboa (UCAL), fala sobre a impossibilidade de conclusão da reportagem por falta das devidas autorizações camarárias; Fernando Pessa reflecte sobre o peso das hierarquias de tipo vertical para a burocracia; Alcântara: vistas de parque de veículos em trânsito das ex-colónias, Fernando Pessa conversa com encarregado do parque sobre os tipos de veículos que estão ou passaram pelo parque, e o número máximo de saída de veículos por dia e convida o espectador a acompanhá-lo no périplo necessário à legalização de uma viatura em trânsito; Direcção-Geral de Viação da Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações do Ministério dos Transportes e Comunicações: fachada do prédio e placa da Direcção de Viação de Lisboa, filas e confusão de utentes; Direcção-Geral do Comércio do Ministério da Economia: fachada do prédio e placa da Repartição do Comércio Externo, filas de utentes no interior, atendimento de utentes ao guichet, funcionária verifica arquivo; Jardim do Tabaco: fachada da Alfândega do Porto de Lisboa, declarações de funcionário sobre os trâmites necessários à importação e legalização de um veículo automóvel intercalado com atendimento de utentes ao balcão, verificação de números de série e pesagem de automóvel; Conservatória do Registo de Automóveis de Lisboa: fachada do edifício e placa de repartição, filas e atendimento de utentes; Fernando Pessa conta episódio relativo à troca de matrículas de viatura importada. 19m21: Primeira página de "Diário do Governo"; Fernando Pessa entrevista Francisco Salgado Zenha, Ministro das Finanças do VI Governo Provisório, sobre a tradição histórica da burocracia em Portugal, a situação actual e suas causas, medidas a tomar para resolver o problema, a necessidade de adequar os serviços aos utentes, a questão do papel selado, sua tradição nacional e internacional, vantagens e funções, e a necessidade de humanizar os serviços; intercalado com documentação em livros, papel selado, exemplar do "Diário do Governo".