Mãe Soberana – Festa da Senhora da Piedade

00:37:45

Documentário sobre os festejos religiosos da Senhora da Piedade em Loulé, ilustrado com a procissão em honra da "Mãe Soberana".

  • Nome do Programa: Mãe Soberana - Festa da Senhora da Piedade, Loulé 1978
  • Nome da série: Memória dum Povo
  • Locais: Loulé
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Texto: Afonso Praça. Colaboração: Alexandre Gonçalves. Música: Júlio Pereira. Locução: José Gomes. Produção: José Firmino. Realização: Teresa Olga.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Grafismo de mapa; pessoas reunidas junto à Igreja de São Francisco; saída da procissão de Nossa Senhora da Piedade; homens transportam andor da Nossa Senhora; procissão percorre as ruas da vila. 32m42: Fiéis seguram estandarte da procissão e andor; jovens a segurar bandeiras; escuteiros a desfilar; pormenor do andor; Largo Engenheiro Duarte Pacheco, homens a pousar o andor; crentes reunidos junto ao andor; velas a arder; fiéis a rezar; rosto da Senhora da Piedade; imagem religiosa de Nossa Senhora da Piedade em cima do andor; crentes a acender velas e a colocá-las no velário; mãos a segurar cesta com papéis; braçadeira com a imagem da Virgem; idosa a depositar dinheiro na caixa de esmolas; rosto de devotos; homem a tirar fotografia; andor e devotos a caminhar. 38m27: Coroa ornamental; fiéis e andor junto do Monumento ao Engenheiro Duarte Pacheco; figurante a representar e pessoas com trajes tradicionais a caminhar; guarda a cavalo a desfilar; pormenores da tenda onde se encontra o andor; eclesiásticos reunidos junto a mesa; devota sentada no chão; fiéis com velas na mão; aves a voar por cima do recinto. 40m52: Declarações de habitante local sobre a Festa da Senhora da Piedade, a existência de uma capela primitiva dedicada à santa, os locais de realização das festas ao longo dos tempos, o começo dos festejos regulares, o dia das comemorações, a transformação da procissão numa marcha acelerada, a substituição do andor, a facilidade de transporte deste, o hino da "Mãe Soberana", a escolha e as motivações das pessoas que transportam o andor, declarações ilustradas com crianças sentadas e homens a transportar o andor. 45m43: Homens a marchar; pessoas reunidas a assistir à passagem da banda; banda filarmónica a marchar e a tocar; homens a transportar o andor; escuteiros a segurar bandeiras e estandarte; pessoas a formar corrente e a caminhar; andor a chegar junto à Igreja de São Francisco. 49m51: Crentes reunidos junto à igreja a prestar homenagem à santa; procissão a percorrer as ruas a passo largo; pessoas a assistir na varanda; procissão a descer e a subir a vila. 57m51: Adro da Ermida de Nossa Senhora da Piedade: padre a pregar, sermão ilustrado com mãos a tirar flor do andor, rosto de crentes, mulher a rezar e pormenores do andor; testemunhos de portadores do andor sobre a história da festa, a ligação da família aos festejos, a origem da marcha em passo de corrida, a quantidade de pessoas necessárias para transportar o andor e a facilidade de transporte, a atuação dos fiéis durante o transporte do andor, a escolha das pessoas para o carregarem, o peso do andor, a morte de transportadores por exaustão; a herança deixada à santa e a doação dos cordões e da coroa de ouro da santa; andor a entrar na Ermida de Nossa Senhora da Piedade; pormenor da fachada da igreja; procissão a abandonar o local de braços dados; devotos a descer a encosta.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .