Madeira na Escrita

00:19:45

Programa sobre literatura apresentado por Margarida Falcão, professora do ensino secundário, poeta, escritora e docente da Universidade da Madeira, com a convidada Diana Pimentel, docente da Universidade da Madeira, mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre Herberto Helder, sobre a vida e obra de Herberto Helder de Oliveira, poeta, escritor e jornalista madeirense, considerado por muitos "o maior poeta português da segunda metade do século XX", nascido no Funchal, Ilha da Madeira, em 1930.

  • Nome do Programa: Madeira na Escrita
  • Nome da série: Madeira na Escrita
  • Locais: Arquipélago da Madeira
  • Personalidades: Margarida Falcão
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP Madeira
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Maria Aurora. Apresentação: Margarida Falcão. Produção: Ângela Morna. Realização: Patrícia Lo Mascolo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Margarida Falcão destaca um quadro da autoria de António Aragão, quadro figurativo com uma temática madeirense "Leiteiros", que se encontra na parede do estúdio. 14m09: Documento antigo; pormenor da capa da obra "Os passos em volta" da autoria de Herberto Helder. 16m33: Margarida Falcão lê um excerto da obra; plano de pormenor dum texto. 22m36: Pormenor da capa do livro "A colher na boca" da autoria de Herberto Helder. 23m44: Diana Pimentel lê um excerto dum poema de Herberto Helder; pormenor de vários livros de Herberto Helder empilhados. 28m36: Margarida Falcão lê um excerto dum poema "Tríptico dois"; leitura ilustrada com imagens dum livro de Herberto Helder intitulado "Arquipélagos"; plano do texto.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .