Madeira na Escrita

00:25:08

Programa sobre literatura apresentado por Margarida Falcão, professora do ensino secundário, poeta, escritora e docente da Universidade da Madeira, com o convidado Fernando Figueiredo, docente da Universidade da Madeira, mestre em Literatura Portuguesa Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sobre a vida e obra de José da Cruz Baptista Santos, jornalista e poeta madeirense, que nasceu no Funchal em 1887.

  • Nome do Programa: Madeira na Escrita
  • Nome da série: Madeira na Escrita
  • Locais: Arquipélago da Madeira
  • Personalidades: Margarida Falcão
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP Madeira
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Maria Aurora. Apresentação: Margarida Falcão. Produção: Ângela Morna. Realização: Paulo Gouveia.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Margarida Falcão destaca um quadro da autoria de Marcos Milewski, artista argentino, figurativo, radicado no Funchal, que se encontra na parede do estúdio. 04m36: Fotografia a preto e branco de José da Cruz Baptista Santos. 11m42: Pormenor de cópia da última, de uma série de dez, "Chronicas do Verão" publicadas no Diário da Madeira, da autoria de José Cruz Baptista Santos, escritas durante umas férias passadas em Santa Cruz em 1916. 12m16: Fernando Figueiredo lê um excerto da última crónica. 15m24: Pormenor de cópia da publicação no Diário Popular do primeiro capítulo do folhetim "Uma tragédia na Madeira" de que Baptista Santos é coautor. 20m05: Pormenor dum opúsculo da autoria de Baptista Santos "Em defesa das rimas em 'ão'..."; pormenor de página da publicação; pormenor dum outro opúsculo "Carta Aberta ao glorioso poeta Eugénio de Castro". 22m49: Capa do primeiro livro da obra poética de Cruz Baptista Santos, que o escreveu aos 16 anos e publicou três anos depois "Horas de inspiração". 24m06: Capa do livro "Rosas e Jasmins" de Cruz Baptista Santos publicado em 1913, de "Rosas de Abril", publicado em 1923 e da obra "Murmúrios da Azenha", compilação de vários textos feita por um dos seus filhos, publicada em 1961. 25m13: Margarida Falcão lê um excerto dum texto sobre o nevoeiro da obra "Murmúrios da Azenha".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .