Macau: O Fim Oriental? II – Parte I

00:21:43

Primeira parte do segundo programa sobre a história e a caracterização de Macau, desde a época dos Descobrimentos Portugueses até à atualidade, com destaque para o desenvolvimento económico da região.

  • Nome do Programa: O Fim do Oriental II
  • Nome da série: Gente Remota
  • Locais: Macau
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Jorge Meireles, Rui Esteves e João Guedes. Produção: Fátima Cavaco. Locução: Eugénio Côrte-Real.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vistas gerais de Hong Kong; Portas do Cerco em Macau; bandeira chinesa hasteada; chineses atravessam a porta de entrada no território; pormenores decorativos de templo budista; fachada e interior do templo; Buda; altar com oferendas; movimento de pessoas no jardim Lou Lim Yeoc; patos no lago; mulher interpreta trecho musical num instrumento típico de cordas; mulheres executam dança tradicional com leques; dança do dragão numa praça pública. 09m58: Fachada do edifício degradado no porto interior, antigo armazém e fábrica de ópio; estátua em pedra do Comissário Imperial Lim Zexu, responsável pela luta contra o comércio do ópio; templo budista; interior do edifício degradado da antiga mansão de Zheng Guangying, autor dos princípios revolucionários que inspiraram os líderes chineses Sun Yat-Sen e Mao Tsé Tung. 14m08: Vistas gerais de Macau; edifícios modernos; ponte; edifícios de estilo colonial recuperados; movimento de rua e trânsito; edifício da Universidade; movimento de jovens estudantes; declarações em português de uma funcionária pública, sobre as vantagens do conhecimento desta língua; plano geral da fábrica de cimento de Coloane; funcionários descem num elevador exterior de carga; atividade portuária; tráfego marítimo; navio de carga a atracar e a descarregar contentores; fachada e interior da central de incineração de lixos; funcionários a trabalhar na sala de controlo; operários e técnicos a trabalhar na fábrica de transformação e polimento de mármores; interior de fábrica da indústria química em laboração na Ilha da Taipa, onde é produzida matéria prima para o fabrico de medicamentos; técnicos de laboratório em atividade; 23m39: Largo de Macau onde nasceu a cidade em 1557; placa toponímica da Rua do Lilau; casas recuperadas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .