Lisboa Sobre Carris – Ep. 3

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Terceiro episódio da série do professor José Hermano Saraiva, produzida por ocasião das comemorações dos 125 anos da Carris, sobre a história da empresa desde o seu início no século XIX até aos finais do século XX, destacando a evolução dos transportes públicos de Lisboa, a sua ligação ao passado histórico da cidade, e a sua importância no quotidiano dos cidadãos.

  • Nome do Programa: Lisboa Sobre Carris
  • Nome da série: Lisboa Sobre Carris
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: José Hermano Saraiva Patrocínio: Companhia Carris de Ferro de Lisboa Produção: Isabel Orta e Filipa Manique Realização: Francisco Orta e Jorge Oliveira
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Hermano Saraiva entra num carro eléctrico moderno; fotografias e gravuras antigas da Praça da Figueira e do mercado, em contraste com imagens da actualidade; planos da estátua do Rei Dom João I, do escultor Leopoldo de Almeida; turistas e crianças dão milho aos pombos; passagem de eléctricos; planos da fachada da Confeitaria Nacional de 1829; movimento de rua na Rua Augusta; Arco; gravuras antigas do Terreiro do Paço (Praça do Comércio) no século XVI e no século XIX; fotografia do Arco da Rua Augusta em construção; retrato do Marquês de Pombal e pormenores da estátua do Rei Dom José I; plano geral da Praça do Comércio; 07m55: Pessoas numa esplanada nas arcadas da Praça do Comércio; passagem de comboio e eléctrico moderno junto à Rocha Conde de Óbidos; gravura antiga da zona; fachada e pormenores das salas interiores do Palácio do século XVII onde funciona hoje a sede da Cruz Vermelha Portuguesa; escadaria e Jardim das Albertas ou Jardim 9 de Abril; placa toponímica; fachada do Museu Nacional de Arte Antiga; interior da Capela das Albertas; obras de arte expostas no museu (Políptico de São Vicente, pintura de Bosch e Custódia de Belém); 12m15: Planos gerais da Ponte 25 de Abril, Viaduto Duarte Pacheco e Aqueduto das águas Livres; pinturas antigas do aqueduto; fotografias antigas da região fabril de Alcântara nos finais do século XIX, a época da Revolução Industrial; estátua do Infante Dom Henrique; azulejo e gravuras da cidade de Lisboa à época dos descobrimentos; fachada da Ermida Santa Maria de Belém, mandada construir pelo Infante Dom Henrique; pintura e retrato de Vasco da Gama evocam a partida dos navegadores à descoberta da Índia; plano geral e pormenores do Mosteiro dos Jerónimos; coluna exterior e gravuras da época ilustram narração sobre o atentado ao Rei Dom José e à posterior chacina da família dos Távoras, acusados da conspiração; 20m07: Vista geral da Rosa dos Ventos no passeio em frente ao Padrão dos Descobrimentos; pormenores do Padrão dos Descobrimentos e planos da fachada da Torre de Belém; gravuras da Torre de Belém à época da sua construção; pormenores arquitectónicos; plano geral da zona de Belém; fotografias da Exposição do Mundo Português; pessoas a passear no Jardim da Praça do Império; casas antigas recuperadas; estátua de Afonso de Albuquerque e fachada do Palácio de Belém.

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