Lingerie – Parte I
Primeira parte do programa apresentado por Margarida Mercês de Mello sobre a lingerie, a sua história, moda e simbolismo, e ainda do movimento feminista contra os estereótipos de género, com evocação da manifestação feminista em 1975, no Parque Eduardo VII, onde não se queimaram sutiãs. Convidados: Madalena Braz Teixeira, do Museu do Traje, Maria Teresa Horta, escritora, Luís Rosa Mendes, Director-Adjunto da revista "Activa", Christiane Schiskert, Directora de Marketing da "Triumph", e Heloísa Miranda, apresentadora.
Resumo Analítico
Margarida Mercês de Mello introduz o tema do programa e apresenta os seus convidados; conversa com Madalena Bráz Teixeira, do Museu do Traje, sobre as origens e evolução da lingerie; a apresentadora lê excerto de notícia de jornal e conversa com Maria Teresa Horta, escritora, sobre a queima de sutiãs em França e Portugal e a opinião das feministas em relação à lingerie, intercalado com comentários de Luís Rosa Mendes, Director-Adjunto da revista Activa, sobre a manifestação no Parque Eduardo VII; 16m23: conversa com Christiane Schiskert, Directora de Marketing da Triumph, sobre a manifestação no Parque Eduardo VII, os movimentos feministas e a relação destes com o uso do sutiã; com Heloisa Miranda, sobre a história da queima de sutiãs; intervenção telefónica; Luís Rosa Mendes comenta o conteúdo da intervenção (a necessidade física de usar sutiã) e a influência da moda, assim como Christiane Schiskert que fala ainda do crescimento gradual do tamanho do peito das mulheres europeias (Heloisa Miranda fala sobre o peito das mulheres índias); 25m21: Luís Rosa Mendes fala sobre o conforto da lingerie, a relação da lingerie com a sedução, intercalada com comentários jocosos de Heloisa Miranda; Maria Teresa Horta fala sobre os estereótipos sexuais; intervenção telefónica; Madalena Bráz Teixeira comenta a intervenção (preços da lingerie); conversa com Christiane Schisker sobre os critérios das mulheres na compra de lingerie, o uso de cinta e o wonderbra; 34m34: conversa com Maria Teresa Horta sobre a importância da publicidade, o uso do espartilho e suas consequências.