Ligeiríssimo

00:32:48

Programa dedicado à música, espetáculos e eventos culturais conduzido por Orlando Dias Agudo.

  • Nome do Programa: Ligeiríssimo
  • Nome da série: Ligeiríssimo III
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Orlando Dias Agudo, Óscar Acúrcio, Maria João Azevedo, Augustus, Vítor Mamede, Manuel José Soares, Luís Andrade, Fernando Guerra, Eládio Clímaco, António Casimiro, Carlos Canelhas, Tonicha, João Henrique, Carlos Quintas, António Pinho, Nuno Rodrigues, Elis Regina, Simone de Oliveira
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Orlando Dias Agudo Produção: Fernando Penalva
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Entrevista a Óscar Acúrsio, produtor do Festival RTP da Canção 1978 "Uma Canção Portuguesa" sobre o balanço final do evento, ensaio da apresentadora Maria João Azevedo e do cantor e compositor José Cid que interpreta a canção "O meu piano" alternado com operadores de imagem e coro. Maria João Azevedo experimenta e escolhe o vestido que vai usar no festival, enquanto conversa com o estilista Augustus (António Augusto Loureiro Ferreira) e são interrompidos por Orlando Dias Agudo que os entrevista. Vítor Mamede, coautor de "Porquê, meu amor porquê?", destaca a sua participação nos festivais, José Cid ensaia esta canção com coro feminino orientado por Thilo Krassman, compositor e produtor musical com imagens de Vítor Mamede na plateia. Entrevista a Manuel José Soares, coautor da canção "O largo do coreto", sobre os ensaios alternado com Maria João Azevedo conversa com o ator Raul Solnado, José Cid ensaia a canção "O largo do coreto" alternado com operadores de imagem e coro, Luís Andrade, realizador de televisão conversa com José Cid, entrevista a Fernando Guerra, coautor sobre os ensaios. Ensaio da canção "Aqui fica uma canção" interpretada por José Cid, ensaio do apresentador Eládio Clímaco e dos "Gemini", constituído por Tozé Brito, Mike Sergeant, Teresa Miguel e Fátima Padinha, com a canção "O circo e a cidade", Luís Andrade orienta na régie e refere aspetos da realização do festival, entrevistas a António Casimiro, responsável pelo cenário e a Carlos Canelhas, coautor da canção "Tudo vale a pena", ensaio de Gemini, operador de imagem. Entrevistas a Paiva Nunes, responsável pelo som, Tozé Brito, Teresa Miguel, Fátima Padinha (chamada de Fá) e Mike Sergeant dos Gemini ensaiam as canções "Tudo vale a pena" e "Dai-li, dai-li dou" alternado com entrevista a Carlos Quintas, coautor da canção "Dai-li, dai-li dou", Maria João Azevedo entrevista João Henrique, coautor da canção "Pela Vida Fora", ensaio de Tonicha, nome artístico de Antónia de Jesus Montes Tonicha Viegas, com a canção "Pela Vida Fora". Entrevistas a Fernando Calvário, coautor da canção "Um dia, uma flor" e Carlos Mendes, coautor da canção "Canção da amizade" sobre os ensaios alternado com ensaio de Tonicha, operador de imagem, Eládio Clímaco e Maria João Azevedo. Entrevistas a Tonicha e a António Pinho e Nuno Rodrigues, autores das canções "Quem te quer bem, meu bem" e "Ano novo vida nova", operador de imagem, Tonicha canta "Quem te quer bem, meu bem", entrevista a Elis Regina, membro do júri e atuação da mesma com o espetáculo "Transversal do Tempo". Zona de relações públicas e bastidores, Simone de Oliveira, membro do júri canta "Desfolhada portuguesa" acompanhada pelos participantes do festival destacando-se José Cid, Tozé Brito, Teresa Miguel e Florbela Queirós, José Cid abraça Tozé Brito pela vitória da canção "Dai-li, dai-li dou" e atuação dos Gemini a que se juntam compositores, intérpretes e membros da organização no palco, interior do laboratório de filmes da RTP.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .