Lídia Jorge

00:58:27

A jornalista Paula Moura Pinheiro convida Lídia Jorge, escritora, para conversar sobre o seu novo romance "A Noite das Mulheres Cantoras", bem como sobre a sua carreira e a forma como se encara a si mesma e à vida.

  • Nome do Programa: Lídia Jorge
  • Nome da série: CÂMARA CLARA VI
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Lídia Jorge
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produção: Fátima Barros Realização: Teotónio Bernardo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Paula Moura Pinheiro faz o resumo do tema a tratar; genérico. Lídia Jorge fala da sua infância e da biblioteca do seu bisavô que funcionou como estímulo cultural para a sua vida, de como a sua mãe lhe oferecia livros em criança, fotografias em janela dos escritores William Faulkner e Virginia Woolf, os primeiros que mais a influenciaram na literatura e na sua forma de escrever, capas de livros de Virginia Woolf "Mrs. Dalloway", "Orlando - uma biografia", e "Um Quarto Só Para Si". Capa do último livro de Lídia Jorge, "A noite das mulheres cantoras", a autora comenta o novo ciclo começado por Virginia Woolf e a temática deste novo romance, a questão de África, capa do livro "O Vento Assobiando nas Gruas" (tem sido entendido como o livro em que Lídia Jorge melhor clarifica a sua obsessão pelo confronto entre o bem e o mal, através do embate que cria entre os carrascos e as suas vítimas mudas). Discussão em torno do tema da imortalidade da pessoa através do reconhecimento dos "media" e do excesso de realidade compensado pela proposta de uma literatura ficcionada que aponta outro caminho e alternativas. Lídia Jorge escolhe 3 livros recentes de escritoras que mais lhe causaram impressão e admiração como "Myra", de Maria Velho da Costa, "Adoecer", de Hélia Correia, e "Os Íntimos", de Inês Pedrosa; capa do DVD com o filme "Andrei Rubliov", de Andrei Tarkovski, que a autora considera ser o filme da sua vida, a história do maior pintor russo de ícones do século XV. 10h28m38: Reportagem sobre a II Edição do TedxOporto na Casa da Música, no Porto: retratos de Mark Boyle, Economista inglês, Julian Treasure, Presidente da Sound Agency, de Akash, Fotógrafo do Bangladesh, José Bento dos Santos, Miguel Neiva e Ricardo Serrão Santos, alguns dos oradores neste certame, site na internet desta iniciativa; declarações de Manuel Forjaz, Anfitrião do TedxOporto (TedxO´Porto), sobre a filosofia em que se baseiam estas conferências, a de que existem certas ideias que valem a pena ser partilhadas, site na internet do TedGlobal 2011, na Alemanha, imagens da cidade do Porto com grafismos; excerto das participações de Bill Gates e Janna Levin, entre outros, imagens de eventos Ted com personalidades do mundo da tecnologia, entretenimento e design, vídeos das Tedtalks no Youtube (Jornalista: Inês Fonseca Santos). Comentários sobre o livro "Contrato Sentimental", um ensaio sobre o que é ser português e o futuro de Portugal. 10h45m18: Vários livros sobrepostos da autoria de Lídia Jorge, que conta com romances, literatura infantil, ensaio, peças e contos, a autora revela um episódio passado na sua infância, em que os seus colegas da escola estavam quase todos descalços, como motor da sua escrita e refuta a ideia de ser figura pública porque considera ser um conceito pornográfico. Capa da edição comemorativa dos 30 anos do "Dia dos Prodígios", exposição no Convento de Santo António, Loulé, do Dia dos Prodígios - Lídia Jorge, 30 anos de escrita publicada, patente até 31 de Março, cartazes da exposição. A escritora termina o seu discurso defendendo que os portugueses são melhores que Portugal. 10h56m54: Capa do disco "Love Songs", de Anne Sofie von Otter e Brad Mehldau, fotografias destes músicos com música em off.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .