Ladrões – Parte II

00:31:50

Segunda parte do programa, apresentado por Rui Vasco Neto, sobre pessoas acusadas da prática dos crimes de roubo ou furto, ouvindo protagonistas e a opinião de especialistas em Direito.

  • Nome do Programa: LADRÕES
  • Nome da série: A LUZ DA LEI
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Rui Vasco Neto, Miguel Machado, Pessoa Fernandes, Germano Marques da Silva
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, apresentação, produção e realização: Rui Vasco Neto
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Domingos Ferreira, mecânico de automóveis, pinta exterior de carrinha; fachadas de edifícios; Ferreira explica que foi buscar o carro do cliente porque este lhe disse que não pagava o arranjo mas como o livrete do veículo estava em nome de outra pessoa isso acabou por lhe trazer problemas com os tribunais; Miguel Machado, Assistente de Direito Penal na Faculdade de Direito de Lisboa, explica o conceito de furto de uso; Ferreira garante que nunca usou o carro do cliente e que foi apenas buscá-lo como garantia do pagamento que lhe era devido. 39m46: Interior de supermercado; popular rouba chocolate de prateleira; Pessoa Fernandes, da Associação Nacional de Supermercados, afirma que existem muitos furtos nestes estabelecimentos e que tal facto constitui grande preocupação; clientes escolhem carne em supermercado; Marques da Silva diz que existem supermercados em que os produtos não podem ser furtados com facilidade por causa dos sistemas de vigilância que utilizam; Pessoa Fernandes confirma que existem sistemas de vigilância muito sofisticados. 44m53: São Pedro da Cova, Paulo, amigo de arguido num caso de furto de galinhas diz que é fácil roubar estes animais e confessa também ter provado o produto do furto; galináceos em quintal; vista da aldeia; Maria Adélia, dona da galinha roubada, conta como é que os rapazes da terra lhe roubavam as aves; Paulo explica que o amigo ao roubar a galinha caiu numa fossa; Marques da Silva defende que há pequenos delitos, como roubar fruta ao passar num pomar, que não significam que quem os comete precise de ser reabilitado para viver em sociedade. 49m54: Mar; vista de Lisboa; Emília Rosa, sobrinha de ofendido e mulher do parente que o obrigou a assinar cheques quando já estava moribundo, sobe escadas de prédio e entra em apartamento; Emília conta como assistiu o tio durante a velhice deste; ambulância circula junto a Hospital dos Capuchos; fachada deste hospital; sobrinha garante que enquanto o tio precisou de apoio ninguém na família se dispôs a ajudá-lo; Emília confirma condenação do marido por extorsão. 56m49: Populares circulam de bicicleta por estrada; populares em porta de casa; campos cultivados; Manuel Aparício, agricultor ofendido, afirma que gosta de boa vizinhança e resume conflito com o vizinho António Sousa que, apesar de avisado, levava as ovelhas a pastar para as suas terras; ovelhas e cabras em estábulo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .