Júlio Pomar – O Risco

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Documentário biográfico sobre a obra e o percurso de vida do pintor Júlio Pomar. Depoimentos do artista e de diversas outras personalidades que com ele se cruzaram ao londo dos anos, nomeadamente António Lobo Antunes, Mário Soares, Siza Vieira, Fernando Lanhas, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, vários críticos de arte e galeristas, entre muitos outros.

  • Nome do Programa: Júlio Pomar - O Risco
  • Personalidades: Júlio Pomar, António Lobo Antunes, José-Augusto França, Alexandre Melo, Alexandre Pomar, Joana Vasconcelos, José Sommer Ribeiro, Patrice Trigano, Marcelin Pleynet, Álvaro Siza Vieira, Fernando Lanhas, Manuel de Brito, Manuel Torres, Vasco Graça Moura, Mário Soares, Pedro Tamen, Mário Cláudio, Michel Waldberg, Graça Lobo
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produtor: Alice Milheiro, Maria João Rolão Preto, Rita Gaspar, Maria de Jesus Carvalho e Maria José Dias Realizador: António José de Almeida
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início do programa com grafismo da data 1926 que corresponde à data de nascimento do pintor; o mesmo no atelier pinta em contra-luz o seu auto-retrato enumerando as suas características físicas que logo saltam à vista. Separador Declarações de António Lobo Antunes, Escritor, sobre o ser um artista, que considera ser um ladrão, sobre a forma de pintar de Júlio Pomar e sobre o processo criativo. Plano muito próximo da preparação de tinta vermelha, espátula esbate a tinta; vista do pintor de costas a recuar para apreciar a tela pintada, plano muito próximo dos seus pés. Sequência de várias fotografias de Júlio Pomar na sua juventude e dos correspondentes auto-retratos a lápis. Plano muito próximo de pingos de tinta vermelha a cairem e a espalharem-se. Grafismo com datas de acontecimentos mundiais e fotografias a preto e branco e quadros do pintor na data de 1942. Explicação biográfica da sua entrada na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e da sua primeira exposição na Rua das Flores, no seu próprio atelier, aos 16 anos. Declarações de José Augusto França, Crítico de Arte, e de Alexandre Melo, Crítico de Arte / Curador, sobre as perseguições de que foi alvo, por ser um opositor do regime, e de como era importante o contacto com artistas já conhecidos e consagrados. Plano muito próximo de mão na preparação de tintas; imagens em janela de tinta a escorrer em tela e de várias obras do pintor, enquanto se ouve o próprio em off a comentar a sua primeira exposição e a importância de Almada Negreiros e de Botelho na sua obra. Declarações de Alexandre Pomar, Organizador "Catálogo Raisonné", intercaladas com várias fotografias a preto e branco de Júlio Pomar a trabalhar no atelier, de Almada Negreiros jovem. Grafismo com tela de Júlio Pomar e legenda "Almada emprestou o quadro para uma exposição no Secretariado de Propaganda Nacional. O quadro desapareceu". Vista em movimento de fotografias de época de Pomar jovem rodeado de colegas. Plano muito próximo de pinceladas em tela. Declarações de Rui Mário Gonçalves, Crítico de Arte, e de Alexandre Pomar, sobre o movimento neorealista e sobre o quadro "O Gadanheiro", de Pomar, que serviu de manifesto a este movimento artístico. 08m24: Plano do quadro "O Gadanheiro", pormenores do mesmo. Declarações de Joana Vasconcelos, Escultora, sobre esta obra, e de José Sommer Ribeiro, Director da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva. Mostra de página do jornal "Arte", coordenada por Júlio Pomar, e de texto de Mário Dionísio. Sequência de vários quadros da autoria de Pomar da década de 40/50; excerto de entrevista com o pintor. Declarações de Patrice Trigano, Galeria "Patrice Trigano" (com tradução em off), sobre a singularidade do neorealismo do pintor, novas declarações de Alexandre Pomar, e de Marcelin Pleynet, Escritor / Autor de ensaios sobre Pomar. Grafismo com datas e imagens em janela dos exteriores do Cinema Batalha, no Porto. Declarações de Álvaro Siza Vieira, Arquitecto, e de Fernando Lanhas, Arquitecto / Pintor, sobre o enorme fresco realizado neste cinema; exteriores e fachada destas instalações; vista do estudo para o fresco e várias fotografias do mesmo; imagens com grafismo do fresco que a PIDE mandou tapar, vista da parede no antes e depois. 12m36: Vista do quadro "O Almoço do Trolha", pormenores, Rui Mário Gonçalves comenta e explica esta obra conjuntamente com Manuel Brito, Fundador "Galeria 111", e Manuel Torres, Engenheiro / Co-fundador "Gravura". Excerto de entrevista de Júlio Pomar sobre o silêncio e declarações do mesmo sobre os tempos em que esteve preso; retratos a lápis de Mário Soares e de outros companheiros de prisão. Declarações de Vasco Graça Moura e de Mário Soares, Presidente Fundação Mário Soares, sobre a feitura do retrato do General Norton de Matos; vista deste retrato que levou à demissão de Júlio Pomar enquanto professor da Escola Afonso Domingues. Grafismo com quadros e legenda "Júlio Pomar é pai pela primeira vez e isso reflecte-se nas telas". Mostra das fotografias a preto e branco e dos quadros a que deram origem de trabalho manual de mulheres. 18m30: Júlio Pomar diz a sua célebre frase "Ver para Descrer". Grafismo com imagens em janela dos exteriores da "Gravura" e do seu quadro "Maria da Fonte". Plano muito próximo de interior de livro a ser desfolhado com esboços a lápis. Vista do quadro "Maria da Fonte"; pormenores. Declarações de Alexandre Pomar e de José-Augusto França, Crítico de Arte, sobre esta obra considerada a última do neorealismo de Pomar; novas declarações de José Sommer Ribeiro e de Júlio Pomar que afirma a sua não convivência e afastamento dos críticos de arte. Vista de quadros de Pomar; novas declarações de Patrice Trigano sobre a influência de Picasso e Matisse no novo período criativo de Pomar. Mostra de imagens em janela de vários trabalhos de Pomar sobre o D. Quixote de Cervantes; capas de livros do artista. Declarações de António Lobo Antunes e Pedro Tamen, Poeta / Tradutor das obras de Pomar, sobre a escrita de Júlio Pomar. Plano próximo de capa do livro "Da Cegueira dos Pintores", de Pomar. Declarações de Mário Cláudio, Escritor / Autor do Ensaio sobre Pomar. Grafismo com tábua cronológica e quadro sobre tauromaquia, de 1960. Declarações de Júlio Pomar, intercaladas com excerto de uma sua entrevista, sobre o tema das touradas que influenciaram a sua obra e das quais era adepto. Sequência de vários quadros da série "Tauromaquias" intercalada com imagens de tourada. Novas declarações de Rui Mário Gonçalves e Marcelin Pleynet, Comissário Exposição "Pomar Autobiografia", sobre o movimento na obra deste artista. Sequência de imagens sobrepostas e algumas em janela de Pomar a pintar, pormenores do seu atelier, mão cheia de tintas coloridas. Grafismo com tábua cronológica no ano de 1963. Sequência de imagens em fast motion sobre a cidade de Paris. 26m10: Novas declarações de Manuel Torres e do próprio Pomar sobre o seu atelier em Paris; imagem com grafismo de Pomar a pintar no atelier de Lisboa e no atelier de Paris. Mostra das Reservas C.A.M da Fundação Calouste Gulbenkian; mostra do quadro "D. Quixote e os Carneiros", de 1963, com explicações de Rui Mário Gonçalves que se encontra junto ao mesmo. Rápida sequência de pinturas do ciclo Tauromaquia e corridas de cavalos. Declarações de Júlio Pomar, Alexandre Pomar e Manuel Brito. Tábua cronológica com o ano de 1967; declarações do artista sobre esta época de descontentamento e das várias telas que destruiu; imagem em janela das Assamblages que construiu através da recolha de vários objectos em vários locais e que mudou a sua linguagem plástica. Declarações de Alexandre Melo, Crítico de Arte / Curador, sobre estas novas experiências pictóricas; mostra de várias telas sobre os acontecimentos do Maio de 68. Júlio Pomar comenta o desporto rugby, sequência rápida de várias pinturas sobre este tema. Grafismo com pintura sobre batalha de Paolo Uccello, séc. XV, e a versão de Júlio Pomar, anos 60. Sequência em flash de pinturas sobre o Maio de 68. Tábua cronológica com ano de 1968, que dá o início à série "O Banho Turco". Declarações de Rui Mário Gonçalves junto ao quadro; imagem com quadro de Ingres 1863 ladeado por quadro de Júlio Pomar de 1968 sobre o banho turco. Imagens em janela de Júlio Pomar a recortar tecidos; vista em movimento de vários quadros seus em exposição. Tábua cronológica com o ano de 1974. Declarações de Michel Waldberg, Escritor / Crítico de Arte, (tradução em off), de Mário Soares, de José Sommer Ribeiro e de Júlio Pomar sobre a relação do pintor com as mulheres; sequência de fotografias a preto e branco do pintor junto às suas companheiras. Declarações de Graça Lobo, Actriz, uma das suas companheiras, sobre a sua relação. Sequência de pinturas de Pomar retratando Graça Lobo; fotografias da sua actual mulher e série de pinturas retratando a própria; série de pinturas do seu ciclo erótico onde o tema central é o falo; Júlio Pomar conta episódio curioso sobre este tema. Tábua cronológica com o ano de 1979 que dá início à fase dos Tigres. Declarações de Rui Mário Gonçalves junto a quadro explicando-o e mostrando as colagens. Plano próximo da capa do livro "Rose et Bleu", de Jorge Luís Borges, que contem ilustrações de Pomar. Novas declarações de Michel Waldberg sobre a conotação erótica do tigre. Sequência em flash de quadros dos tigres; imagens em janela de quadros dos tigres e de Pomar na feitura dos mesmos utilizando as colagens e recortes. Tábua cronológica com o ano de 1982 que dá início ao ciclo "Corvos". 39m18: Declarações de Vasco Graça Moura, Poeta / Deputado Parlamento Europeu, sobre a influência da literatura de Fernando Pessoa e de Edgar Allen Poe no ciclo dos Corvos; sequência rápida de quadros desta série; retrato de Luís de Camões, de Pomar. Declarações de Júlio Pomar sobre o desaparecimento do seu quadro sobre Camões; o mesmo e António Lobo Antunes comentam a feitura do retrato deste último, mostra do quadro. Declarações de Marcelin Pleynet sobre a forte influência de Levi-Strauss na obra de Pomar; vista do Retrato de Claude Levi-Strauss, Antropólogo, pormenores do mesmo. Entrevista a populares sobre o Retrato de Mário Soares; declarações do próprio Mário Soares, de José-Augusto França e de José Sommer Ribeiro sobre esta obra; Júlio Pomar comenta as circunstâncias que rodearam a feitura deste trabalho. Sequência em flash dos retratos dos Presidentes da República constantes da Galeria dos Presidentes. Breves comentários de Siza Vieira, Joana Vasconcelos e Mário Cláudio sobre este retrato. 46m31: Excerto de imagens da inauguração do mesmo no Palácio de Belém onde se encontram Mário Soares, Júlio Pomar e Jorge Sampaio. Tábua cronológica com o ano de 1987 e 1988, fase onde o artista está no Brasil. Breves declarações de Mário Cláudio, Vasco Graça Moura e Júlio Pomar intercaladas com pinturas sobre os índios brasileiros; várias fotografias sobre os índios no seu meio ambiente. Júlio Pomar comenta a sua doença, cancro no cólon, e Alexandre Pomar, seu filho, fala sobre o trabalho de Pomar nesta fase. Mostra dos 3 quadros que retratam os banhos dos índios; pormenores dos mesmos. Declarações de Rui Mário Gonçalves e de Alexandre Melo sobre o humor na obra de Pomar; auto-retratos. Tábua cronológica com o ano de 1999 onde inicia um ciclo marcado pelas fábulas de Lewis Caroll. Mostra de vários quadros desta série onde os protagonistas são animais, porcos e macacos, que geram situações humorísticas; mostra de esculturas. 53m04: Vista do interior do atelier de Daniel Pinoy, em Paris, onde Júlio Pomar realiza montagem de esculturas em bronze; exterior do futuro atelier-museu e sede da Fundação Júlio Pomar com legenda. Imagens em janela de Pomar no interior da Fundação e de Siza Vieira a explicar a maquete da mesma; interior das instalações, plantas deste espaço. Novas declarações de Alexandre Melo, Joana Vasconcelos, José-Augusto França, Patrice Trigano, Mário Cláudio, Michel Waldberg, Rui Mário Gonçalves, António Lobo Antunes e do próprio Júlio Pomar sobre a carreira do artista. Sequência de imagens recentes de Júlio Pomar a pintar no seu atelier, a ser galardoado, das suas exposições, com amigos, dos livros que ilustrou, de quadros que retratam os seus vários ciclos e fotografias da sua infância, com o seu pai, com o seu tio, desenhos que realizou enquanto muito jovem.

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