José Saramago: Levantado do Chão
Documentário biográfico sobre o percurso singular de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, através da visita aos locais em que a vida e a obra do escritor se fundem, de testemunhos do próprio e de quem com ele privou, e de imagens de arquivo.
Resumo Analítico
Paisagem bucólica ao entardecer, homem inicia gravador de cassetes e escreve notas; imagens de arquivo de José Saramago em Lavre, aldeia de Montemor-o-Novo na região do Alentejo, em 2008, a falar com a sua amiga Mariana Bazuga, em sua casa, declarações do escritor sobre a sua obra "Levantado do Chão", iniciado em 1997 e publicado em 1980, em voz off resume-se este romance que gira à volta de 3 gerações de camponeses alentejanos, grafismo com capa do livro, mãos a escrever à máquina. Comentários de Carlos Reis, Investigador, sobre o estilo de pontuação na sua escrita, folhear de livro; imagens de Saramago no Lavre em 1998 em clima de comemoração pela distinção do Nobel da Literatura, discurso legendado do escritor que é interrompido pela sua comoção, declarações de Saramago sobre como a vivência nesta aldeia influenciou a escrita do "Levantado do Chão". Declarações de Zeferino Coelho, Editor "Caminho", sobre a sua descrença em editar muitos exemplares desta obra numa altura em que o escritor era pouco conhecido e pouco vendido. Planície alentejana em movimento com cante alentejano em off, agricultores na ceifa, coro alentejano de cante alentejano tradicional "Os Almocreves" canta junto a azinheira, imagens em slow motion de carregamento de fardos de palha em carroça. 11m48: Panorâmica rural da paisagem da Azinhaga ao amanhecer, imagens de arquivo da cerimónia de entrega do Nobel da Literatura de 1998 a José Saramago, María del Pilar del Río Sánchez, sua mulher, aplaude na assistência, multidão na rua aplaude o escritor; excerto do discurso de Saramago em Estocolmo, 1998, onde faz homenagem aos seus avós, fotografias a preto e branco de ambos. Exterior da casa dos seus avós, interior de quarto de dormir, declarações de Otelinda Nunes, Amiga de infância, sobre a cama de ferro dos avós que considera uma relíquia. Fotografias de Saramago na sua infância, idoso em banco de jardim na aldeia ribatejana da Azinhaga; excerto do discurso de Saramago na Azinhaga do Ribatejo em 1998, fotografia a preto e branco dos seus pais, José de Sousa e Maria da Piedade, declarações de Saramago na Azinhaga do Ribatejo em 2008 sobre a origem do seu nome. Mãos abrem e consultam arquivo, asserto de nascimento, voz off relata a morte de Francisco de Sousa aos 4 anos, irmão de Saramago. 17m09: Comentários de Eduardo Lourenço, Ensaísta, sobre o romance "Todos os Nomes", capa do livro na edição francesa, várias fotografias de Saramago com a primeira mulher e filha, declarações de Violante Saramago Matos, Filha, sobre os pontos em comum com os progenitores, capa do primeiro livro de Saramago publicado, "Terra do Pecado", de 1947, de Fernando Gómez Aguilera (legendadas), Historiador, sobre o processo criativo de Saramago. Planos próximos do trabalho de serralheiro mecânico, uma das atividades profissionais do escritor, depoimento de Mestre Artur Pereira, Ex-Encarregado de Serralharia dos Hospitais Civis de Lisboa. Viagem noturna em elétrico, guarda-freio, entrada do Palácio Galveias, em Lisboa, interior da biblioteca que Saramago frequentou. 21m20: Imagens arquivo RTP de declarações de Saramago sobre Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa, de Carlos Reis sobre os estudos noturnos do escritor na biblioteca, fotografias de Saramago como militante do PCP, em manifestações e comícios, comentários do próprio sobre política e partidos políticos. Exemplares antigos encadernados do jornal "Diário de Notícias" onde foi diretor-adjunto, redação deste jornal, declarações de Mário Contumélias, Ex-Jornalista DN, e de José David Lopes, Ex-Jornalista DN, sobre o caso do saneamento político dos 23 jornalistas do Diário de Notícias no pós-25 de Abril. Imagens de arquivo RTP de entrevista a Saramago onde o próprio fala do caso, fotografias do escritor, da sua carteira de jornalista; capas dos livros "Ana Karenina", "Os Românticos", de Nazim Hikmet, e de "O Navegador", de Jules Roy. Comentários de Urbano Tavares Rodrigues, Escritor; dramatização sobre o livro "Memorial do Convento" com cenário do Convento de Mafra. 26m42: Imagens de arquivo RTP de comentários de Saramago sobre o "Memorial do Convento" e a época histórica do "Portugal rico de D. João V" que retrata, declarações de Fernanda Santos, Diretora dos Serviços Educativos do Palácio Nacional de Mafra, exteriores e interiores do Convento de Mafra, de Eduardo Lourenço, também sobre esta obra. Ilustrações da Passarola do Padre Bartolomeu de Gusmão, dramatização de excertos desta obra literária. Movimento de rua em Milão, Itália, 2008, interior de livraria, destaque para o livro "Memorial do Convento" em tradução italiana (Memoriale del Convento), exterior do Teatro Scala de Milão onde estreou a ópera "Blimunda", baseada neste romance. Declarações legendadas de Azio Corghi, Compositor e Maestro, sobre esta ópera, excerto da mesma, Saramago e Pílar assistem no camarote. Capa do livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", considerada a sua obra mais polémica devido a humanizar a vida de Jesus e à sua relação com Maria Madalena, ilustrações. Imagens noturnas do exterior do Teatro S. Luiz, em Lisboa, onde grupo de teatro brasileiro apresentou um adaptação deste romance, entrada do público, excerto da peça de teatro, imagens de arquivo RTP da intervenção de Sousa Lara, Subsecretário de Estado da Cultura, na Assembleia da República contra o livro que "ataca o património religioso dos cristãos e da Igreja" e a resposta de Jaime Gaima, declarações de Saramago sobre os comentários de Sousa Lara, artigos de imprensa da altura. 30m40: Declarações de António Sousa Lara, Ex-Subsecretário de Estado da Cultura, sobre esta celeuma, recortes de imprensa a este respeito, de José Saramago que depois deste episódio mudou-se para Lanzarote, sequência de fotografias a preto e branco do escritor. Declarações legendadas de Harold Bloom, Crítico Literário, que enaltece a obra e a escrita de Saramago. Vista ao entardecer de Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha, 2008, exterior da residência de Saramago e Pílar, "A Casa"; Saramago a escrever ao computador, declarações suas sobre a ajuda da sua mulher na recuperação da pneumonia enquanto escrevia "A Viagem do Elefante", 2008, narração em off sobre a trama da "As Intermitências da Morte", 2005, imagem de rosa vermelha pendurada num portão de ferro forjado. Mãos constroem marioneta que é inicialmente um esqueleto, espetáculo de marionetas, em que uma delas é o próprio José Saramago, sobre a obra "As Intermitências da Morte". 40m48: Saramago e Pílar viajam de automóvel, Pílar dorme abraçada ao marido, declarações legendadas de Pílar del Río, Ponte 25 de Abril ao entardecer, cemitério dos Prazeres, ambos no Mosteiro dos Jerónimos, seguindo a rota de Ricardo Reis (heterónimo de Fernando Pessoa), inicialmente o elo de ligação entre ambos, casal a passear de mão dada, fotografias de Pílar com Saramago enquanto este em off fala sobre esta relação. Declarações legendadas de Pílar del Río, paisagem natural da ilha, grafismo com capas dos seus livros. Vistas de Nova Iorque, EUA, 2008, imagens aceleradas de trânsito e movimento de rua à noite, declarações legendadas de Harold Bloom e de Gabriel Garcia Márquez, Escritor. Vistas de S. Paulo, Brasil, 2008, trânsito, excertos do filme de Fernando Meirelles, "Blindness", adaptação do livro "Ensaio sobre a Cegueira", comentários de Fernando Meirelles, Realizador, e de Luiz Schwarcz, Editor brasileiro. 48m21: Saramago sentado ao lado de Fernando Meirelles vê o filme "Blindness" e chora emocionado (legendas sobrepostas), Fernando Meirelles beija o escritor, declarações de Saramago sobre o filme que o deixa muito orgulhoso e feliz, excerto do mesmo. Últimos comentários de Saramago sobre o destino a dar ao seu corpo após a sua morte, as suas últimas vontades, praia de Lanzarote.