José James – Barão de Forrester

00:27:07

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado a Joseph James Forrester, primeiro Barão de Forrester, empresário inglês radicado em Portugal e referência histórica do comércio do Vinho do Porto, vítima dum acidente marítimo no Cachão da Valeira em Maio de 1861.

  • Nome do Programa: José James - Barão de Forrester
  • Nome da série: A Alma e a Gente II
  • Locais: Porto
  • Personalidades: José Hermano Saraiva, Joseph James Forrester
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo de Almeida Costa. Realizador: António Crespo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Barco turístico "Cenários do Douro" a navegar no rio Douro; imagens a partir do interior do barco do rio e suas margens, vistas panorâmicas, comboio a passar. Fotografia a preto e branco de pipas de vinho do Porto nas margens do Douro junto aos barcos Rabelos; fotografia das pipas junto ao rio; vista panorâmica da paisagem natural do Douro; desenho a lápis do rio, mapa da região; vista do rio e da proa do barco a partir do interior do mesmo, margens, Cachão da Valeira, local onde James Forrester morreu afogado; retratos a óleo do Rei Dom Fernando de Saxe e de José James Forrester; busto de Dom Fernando; retrato do Barão de Forrester; ilustrações de várias épocas históricas ligadas à própria história do vinho; capa do livro "Memória do Vinho do Porto", da autoria de Conceição Andrade Martins; vista aérea das vinhas cultivadas nos socalcos do Douro com destaque para as vindimas, corte dos cachos, transporte das uvas às costas, homens no lagar a pisar as uvas; mapa a ilustrar a história do vinho, na época grega e romana; garrafa e copo de vinho; fotografia de chávena de café e de dístico da Coca-Cola; ilustrações de batalha, de comércio vinícola; panorâmica da paisagem natural do Douro; vários planos de adega, das garrafas, das pipas, de grandes tonéis; relato das guerras entre Inglaterra e a França que provocaram o implemento da produção e comercialização do vinho do Porto que os ingleses usaram como substituto dos tradicionais vinhos franceses; fotografia a preto e branco dos barqueiros a transportarem as pipas nos barcos Rabelos. 13m30: Panorâmica das vinhas plantadas em socalco no Douro; ilustração das lutas liberais que assolavam o país; fotografia a preto e branco dos Rabelos a navegarem; capa do livro "O Vinho do Porto, Processo de uma Bestialidade Ingleza", de Camilo Castelo Branco; fotografia a preto e branco do escritor; margens do rio; vitral retratando as vindimas, plano próximo de videira com cacho em formação. 18m24: Retrato de Camilo Castelo Branco. Exterior Instituto dos Vinhos do Douro e Porto; mapa do curso do Douro e de todas as localidades, da autoria do Barão de Forrester, de 1848, bem como de vários desenhos ligados ao vinho do Porto; de Mário Ferreira, empresário dos navios turísticos do Douro, dos turistas a subirem para o barco e do mesmo em viagem, barco turístico ancorado; aguarelas inéditas da autoria do Barão de Forrester representando os populares da região; vistas panorâmicas do Rio Douro e das suas margens, vários planos da Quinta do Vesúvio, pertença de Dona Antónia, a Ferreirinha; fotografia de barco rabelo com pipas; retratos de Dona Antónia e do Barão de Forrester; rio Douro; imagens do rio a partir do interior de barco.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .