José-Augusto França

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Paula Moura Pinheiro convida José-Augusto França, crítico de arte, curador, professor e romancista, que completou 90 anos de idade, para conversar sobre a sua vasta obra literária, a História da Arte portuguesa e do Urbanismo nacional, poesia, cinema, pintura e arquitetura, tudo motivos de interesse deste intelectual renascentista que privou com os melhores criadores e pensadores do último século.

  • Nome do Programa: José-Augusto França
  • Nome da série: CÂMARA CLARA
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produtora delegada: Fátima Barros Realizador: Teotónio Bernardo Produção: Mentes de Contacto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo dos temas a tratar e a apresentação do seu convidado. Sobre a mesa, capas de alguns dos seus livros sobre Arte, Urbanismo e romances. Reportagem biográfica sobre José-Augusto França: declarações de Rui-Mário Gonçalves, Professor Catedrático Jubilado, grafismo com retrato do escritor, com fotografias de Lisboa nos anos 40, comentários de Vítor Serrão, Historiador de Arte, relato dos seus dados biográficos em off, retratos em criança e jovem adulto, declarações de Raquel Henriques da Silva, Professora, sobre o seu envolvimento na criação do Movimento Surrealista em Portugal, a sua dedicação à escrita, o seu mentor António Pedro, cartaz do Grupo Surrealista de Lisboa, grafismo com números da revista "Seara Nova", na qual colaborou durante 10 anos, capa do jornal "Diário de Lisboa", da revista "Unicórnio" e "Cadernos de Poesia", onde escreveu, fotografias do escritor em França para onde foi estudar nos cursos de Pierre Francastel, capas dos livros "L'Image, La Vision et L'Imagination", e "Art et Technique" de Francastel, e das revistas "Colóquio Artes" da Fundação Calouste Gulbenkian da qual foi diretor. Fotografia da criação da Universidade Nova de Lisboa onde aparece com José Mattoso, entre outros, site da internet do Departamento de História da Arte, do qual foi criador, grafismo com capas dos seus vários livros como "A Arte em Portugal no Século XIX", "Lisboa História Física e Moral", "Charles Chaplin o "Self-Made-Myth", "Ricardo Coração de Leão", "João Sem Terra", e "Natureza Morta" (seu romance de estreia), fotografia com Jorge Sampaio e José Maria Carrilho, site da internet da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e fotografia da Biblioteca Nacional, às quais doou um vasto espólio literário, fotografia do Museu Municipal de Tomar e do seu Núcleo de Arte Contemporânea ao qual doou parte da sua vasta coleção de arte, notícia do jantar de homenagem no seu 90º aniversário no Grémio Literário, cartaz sobre Congresso da Arte Portuguesa, na Fundação Gulbenkian, que lhe é dedicado, grafismo com agenda da Biblioteca Nacional onde aparece uma exposição bibliográfica em sua honra, e Ciclo Carta Branca a José-Augusto França, iniciativa da Cinemateca Portuguesa, onde o escritor fará a programação cinematográfica durante 1 mês. Capa do novo livro de José-Augusto França intitulado "O Ano XX: Lisboa, 1946, Dois Homens Uma Só Obra", que marca o início do longo declínio do Estado Novo. O escritor fala sobre os seus 90 anos e as suas 90 obras literárias, o seu método de trabalho com 70 anos de produção escrita publicada, metade dos quais sob a censura do Estado Novo, comenta as mudanças estruturais portuguesas, retrato de António Sérgio, Escritor, e capa da sua obra "Educação Cívica", capas dos livros "Portugal Amordaçado" e "Crónica de Um Tempo Difícil" de Mário Soares, capa do livro "Memórias para o Ano 2000" de José-Augusto França, o escritor comenta o seu 1º romance "Natureza Morta" fruto da sua experiência em Angola e do seu pensamento anticolonialista. Travelling sobre capas de vários romances seus, destaque para "Mina e as Coincidências", retrato do escritor a cavalo. Fala sobre a sua profissão de crítico de arte em Paris e da sua experiência como Presidente da AICA, Associação Internacional de Críticos de Arte. Reportagem sobre a Exposição "As Idades do Mar" (The Ages of the Sea), na Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio excecional do Museu d'Orsay: cartaz da exposição, destaques para quadros a óleo que retratam o mar como obras de Turner, Manet, Hopper, Francesco Guardi entre outros , uma exposição centrada nas representações físicas e simbólicas do Mar ao longo de quatro séculos da pintura ocidental, declarações de João Castel-Branco Pereira, Comissário e Diretor do Museu Gulbenkian, imagens da exposição com visitantes, destaque para obras de Vieira da Silva, Amadeo de Souza-Cardoso e Noronha da Costa entre outros pintores portugueses, tela "Figura de Branco", Biarritz, 1906, de Joaquín Sorolla Bastida com sobreposição de excerto de poema de Sophia de Mello Breyner Andresen. José-Augusto França relata a sua 1ª exposição em Lisboa sobre Almada Negreiros, em 1952, capa do livro "Poemas" de José de Almada Negreiros, mural da Fundação Gulbenkian intitulada "Começar", também deste artista, capas dos livros de José-Augusto França sobre Arte, comentários sobre os seus pintores preferidos: "Painéis de São Vicente de Fora" de Nuno Gonçalves, obra composta por 6 painéis que atravessa toda a sociedade, da nobreza e clero até ao povo, pintura "Grupo do Leão" de Columbano Bordalo Pinheiro, e "Auto-Retrato num Grupo" de José de Almada Negreiros. Grafismo com obras de Joaquim Rodrigo, Noronha da Costa e Vespeiro, José-Augusto França comenta a sua intuição para a arte e para a descoberta de novos pintores, grafismo com tela de Fernando Azevedo, pintura "A Flagelação" de Piero della Francesca, nas suas palavras "o que roubaria". Reportagem sobre o restauro do teto da Igreja Paroquial de Santa Isabel, em Lisboa: interiores da igreja, altar, declarações de Michael Biberstein, Artista Plástico, destaque para o seu teto, andaime montado. Conversa sobre a ética surrealista, capa do livro "Monte Olivete minha aldeia", de José-Augusto França dedicado a Alexandre O'Neill, escritor seu amigo, relembra Jorge de Sena e Vasco Graça Moura, capa do livro "Poesias Completas" de Alexandre O´Neill. Reportagem dedicada à obra literária de Vasco Graça Moura: declarações do próprio, escritor, sobre os seus 50 anos de produção literária, grafismo com capa e excertos dos poemas "O Espelho", "Imitado de Camões" e "Flauta Mágica" do seu livro "Poesia Reunida", capas dos seus livros "Poesia Reunida", "Cinquenta Anos de Vida Literária de Vasco Graça Moura", "A vista desarmada, o tempo largo", uma Antologia Poética de Homenagem a Vasco Graça Moura onde 33 poetas portugueses dedicam-lhe um poema inédito, Vasco Graça Moura declama poema. Capa do livro "Obra Poética" de Sophia de Mello Breyner Andresen, José-Augusto França fala sobre a sua escrita poética que não edita nem mostra, sobre os seus 5 filmes preferidos: "Heaven Can Wait" (O Céu Pode Esperar) de Ernst Lubitsch, "You Can't Take It With You" (Não o Levarás Contigo) de Frank Capra, "Os Canibais" de Manoel de Oliveira, "Belarmino" de Fernando Lopes, e "A Canção de Lisboa" de Cottinelli Telmo. Capas dos livros "Fernando Lopes, Um Rapaz de Lisboa", de Jorge Leitão Ramos, e "Lisboa, História Física e Moral" de José-Augusto França, o próprio fala das suas recordações de infância no Jardim da Estrela, em Lisboa, local que ainda continua a frequentar, capas dos seus livros "Lisboa Pombalina e o Iluminismo", um marco na história do urbanismo, "Amadeo de Souza-Cardoso", "Rafael Bordalo Pinheiro, o Português Tal e Qual" e "Seis Pintores", tela de José Malhoa e óleo sobre tela "Antero de Quental" da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro, estátua "O Desterrado" de Soares dos Reis, os melhores da arte portuguesa do século XIX na sua opinião. José-Augusto França relata estória passada entre Almada Negreiros e Mário de Sá Carneiro. Homenagem do Câmara Clara ao seu convidado: série de fotografias a preto e branco da carreira de José-Augusto França com declamação, em off, de poema de Jorge de Sena intitulado "Era Tão Doce Uma Verdade" constante do livro "Pedra Filosofal".

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