Jorge Peixinho – Parte I
Primeira parte do documentário biográfico sobre a vida e obra musical de Jorge Peixinho (1940-1995), pianista, maestro e compositor, pioneiro na introdução da música contemporânea de vanguarda em Portugal, originalmente emitido poucos dias depois do seu falecimento. Imagens de arquivo e depoimentos contextualizam a sua importância como figura destacada na cultura portuguesa do século XX.
Resumo Analítico
Jorge Peixinho a tocar piano e em concerto alternado com Judite Rosado, tia e primeira professora de Jorge, refere-se às aptidões inatas do seu sobrinho, que se matricula com 11 anos no Conservatório Nacional, e Maria Helena Perdigão, membro do grupo Musica Contemporânea, sobre o seu primeiro contacto com Jorge Peixinho na escola. 04m59: Fotografias e panfleto de audição de piano no Musical Clube Alfredo Keil no Montijo; Judite Rosado a tocar piano e a referir a vocação de Jorge para a música e o seu percurso académico na área alternado com Jorge Peixinho refere o início dos seus estudos de música destacando a importância e influência de Artur Santos, seu professor no Conservatório Nacional, sua experiência em Itália onde estudou como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. 08m47: Maria Helena Perdigão recorda vezes em que o pianista tocava no colégio e Jorge Peixinho refere as influências musicais ao longo do seu percurso, toca piano e refere o seu contacto com Boris Porena em Roma, Goffredo Petrassi na Academia de Santa Cecília e com Luigi Nono em Veneza. 13m52: Atuação de Jorge Peixinho alternado com pianista realça a sua amizade e grande influência sofrida do convívio tido com o compositor Joly Braga Santos eleva o facto da sua primeira peça ter sido dirigida por este seu amigo num concerto dado em Veneza e destaca colaborações com vários outros compositores no âmbito dos cursos de aperfeiçoamento, nomeadamente Pierre Boulez e Karlheinz Stockhausen. 17m30: Jorge Peixinho refere a sua colaboração nos projetos de composição coletiva promovidos e dirigidos pelo músico Stockhausen em 1967 e 1968 e a sua ligação com o grupo de poesia experimental proporcionando-lhe uma nova experiência no panorama musical, alternado com atuação de Jorge Peixinho; grupo de trabalho de uma editora a prepararem a maquetagem de documentos biográficos sobre Jorge Peixinho para a realização de uma exposição; visitantes observam exposição; Jorge Peixinho a tocar piano.