Joaquim Sapinho

01:00:46

Paula Moura Pinheiro conversa com o realizador Joaquim Sapinho, sobre o cinema português e sobre a sua chave de leitura para o fenómeno de afastamento do publico português em relação ao cinema português de autor que, sendo pouco numeroso e pobre de meios, é dos géneros mais aplaudidos pela comunidade cinéfila internacional. Comentários sobre a nova Lei do Cinema e impactos que terá no seu financiamento.

  • Nome do Programa: Joaquim Sapinho
  • Nome da série: Câmara Clara
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Joaquim Sapinho
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produtora delegada: Fátima Barros Produção: Mentes de Contacto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Cartaz publicitário de "Deste Lado da Ressureição", o último filme de Joaquim Sapinho, que compete em vários festivais internacionais de cinema, grafismo com jornais estrangeiros que falam deste filme, cartaz do seu filme "Corte de Cabelo" e do "Trás-os-Montes", filme português de António Reis e de Margarida Cordeiro, apresentação do convidado; genérico. Excerto do filme "Deste Lado da Ressureição" (um surfista com cara de Cristo na Praia do Guincho, uma adolescente e uma escola secundária, um mosteiro do séc. XVI, esta mistura improvável de universos que resulta num filme intenso e perturbador), conversa com Joaquim Sapinho sobre este seu trabalho, excerto do filme com imagens do Convento dos Capuchos, discussão sobre a mistura do profano e do sagrado, a natureza como fio condutor dos vários universos, o sofrimento pela ausência, a procura do sentido da vida e a incomunicabilidade são temáticas recorrentes em todas as épocas, a necessidade de filmar o invisível e a transcendência da matéria como fulcral no cinema de Joaquim Sapinho, gravura de Lewis Caroll com os binóculos ao contrário, o realizador classifica o seu cinema como "o cinema da espera e da atenção". Grafismo com o livro "A Gravidade e a Graça" de Simone Weill. Comentários sobre a falta de distribuição dos filmes portugueses, travelling sobre vários livros que têm como tema o cinema português, capa do DVD do "Filme do Desassossego" de João Botelho, realizador que fez uma promoção itinerante do seu filme encontrando vários públicos ao longo de todo o país. Reportagem sobre a Nova Lei do Cinema: grafismo com a sua publicação em Diário da República, lei nº55/2012, site na Internet do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, declarações de Luís Urbano, Produtor, sobre o novo modo do seu financiamento, grafismo com imagens em janela de sala de cinema vazia e de televisor, símbolos dos canais de televisão por cabo e de sites na Internet, cartaz do filme de Manoel de Oliveira "O Gebo e a Sombra", de "Rafa" de João Salaviza, de "Sangue do Meu Sangue" de João Canijo, de "O Barão" de Edgar Pêra e "Tabu" de Miguel Gomes, comentários de António Loja Neves, Jornalista e Realizador, também contra a nova lei do cinema que considera que o vai matar enquanto arte, grafismo com destaque para o artigo nº29 sobre a regulamentação da lei (Jornalista: Inês Fonseca / Locução: Filipa Leal). Joaquim Sapinho comenta a nova lei do cinema, grafismo com capas dos livros "Oresteia" de Ésquilo, e "Filoctetes" de Sófocles, fala dos apoios recebidos para o seu filme "Corte de Cabelo" de cinema de autor. Rubrica Afinidades: Joaquim Sapinho fala da influência do cineasta António Reis na sua maneira de fazer cinema. Reportagem sobre a obra de António Reis: grafismo com câmara de filmar antiga, retrato a preto e branco de António Reis, Realizador (Coleção Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema), de João César Monteiro, Realizador, fotografias em janela do filme "Trás-os-Montes" e do cineasta francês Jean Rouch, declarações de Pedro Fernandes Duarte, Cineasta / Produtor da Rosa Filmes, sobre a vertente etnográfica do cinema de António Reis e de como a sua escola de cinema influenciou quase todos os cineastas portugueses contemporâneos, fotografia de António Reis em filmagens (Coleção Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema), relato dos seus dados biográficos, foto do exterior do Cineclube do Porto, retrato seu dos anos 60, outras fotografias do realizador com Margarida Cordeiro, retrato a preto e branco desta realizadora, cartaz publicitário do filme "Mudar de Vida" (Coleção Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema), de Paulo Rocha do qual foi o argumentista em parceria com o próprio, do filme "Acto da Primavera" de Manoel de Oliveira no qual foi assistente de realização, e "Recordações da Casa Amarela" de João César Monteiro, fotografias dos filmes "Trás-os-Montes", "Ana" e "Rosa de Areia", grafismo com newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian com artigo sobre Joaquim Sapinho e a Escola de António Reis, de notícia de jornal com o título "Harvard vê obra de António Reis" e a retrospetiva no Harvard Film Archive "The School of Reis: The Films and Legacy of António Reis and Margarida Cordeiro", fotografias de António Reis (Coleção Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema) (Jornalista: Luís Caetano). Joaquim Sapinho recorda as aulas com António Reis e a imensa convivência que tiveram, o ritual das visitas conjuntas à livraria e à Cinemateca Portuguesa. Excerto do filme "Lancelot du Lac" de Robert Bresson, 1974, grafismo com a capa do "Manifesto Dogma 95" (um movimento cinematográfico internacional lançado a partir de um manifesto publicado em 13 de março de 1995 em Copenhaga, na Dinamarca, cujos autores foram os cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier, para a criação de um cinema mais realista e menos comercial). Sapinho escolhe este filme porque considera-se medieval e escuro, tal como Bresson, e que é importante não é a tecnologia mas a salvação da alma. Reportagem sobre os 18 anos da ZDB - Galeria Zé Dos Bois: interior das instalações desta associação cultural multidisciplinar, destaque para quadros expostos, "Uma Lâmpada no Deserto" e "Novo Mundo" de João Maria Gusmão e Pedro Paiva, pinturas da exposição "Tem Calma, O Teu País está a Desaparecer", declarações de Natxo Checa, Curadoria e Gestão Artes Visuais da ZDB, fotografias de artes performativas, e declarações de Marta Furtado, Programação e Gestão Artes Performativas da ZDB, fotografias das companhias de teatro, fotografias dos concertos de música da ZDB Müzique, comentários de Sérgio Hydalgo, Programação e Gestão ZDB Müzique, imagens do serviço educativo desta associação e excerto de filme, exterior das instalações da ZDB, no Bairro Alto (Jornalista: Inês Fonseca Santos). Joaquim Sapinho compara a ZDB à Rosa Fimes e apresenta a sua seleção literária: capas dos livros "A Gravidade e a Graça" de Simone Weill, "Fogo Errante" antologia poética de Ossip Mandelstam, e "Correspondance" de Paul Celan. Excerto do filme "Operação Outono" de Bruno Almeida, baseado na história do assassinato de Humberto Delgado.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .