Joaquim Letria – Parte I

00:51:24

Primeira parte do vigésimo primeiro programa apresentado por Joaquim Letria que entrevista Pedro Gonçalves, ex-toxicodependente, que fala da sua experiência e do estigma que dificulta a reinserção social. Participação do coro Polyphonia Schola Cantorum, dirigido pelo maestro Manuel Teixeira.

  • Nome do Programa: JOAQUIM LETRIA
  • Nome da série: JOAQUIM LETRIA I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Joaquim Letria
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: José Nuno Martins, José Fialho Gouveia e Joaquim Letria Pesquisa: José Jorge Letria Direção musical: Pedro Osório Direção de produção: Thilo Krasmann Apresentação: Joaquim Letria Realização: António Carlos Rebesco
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Banda toca canção do programa; (em off, o locutor Carlos Duarte introduz o programa e o apresentador), Joaquim Letria fala do programa e do filme do 1º canal. 03m49: Grupo de dança "Sétima Posição" interpreta coreografia de Zé Arantes e Liliane Viegas em «Jazz Dance». 07m15: Joaquim Letria conversa com Pedro Gonçalves, ex-toxicodependente, sobre a maneira como entrou no mundo da droga, os custos decorrentes e o seu estado de saúde, as relações entre as pessoas no seio da toxicodependência, e sobre a sua família; 14m20: conta que há mulheres que usam o corpo como forma de obter as suas doses drogas; 15m25: relata a sua passagem pela prisão e deixa conselho às famílias; 17m50: enumera vários tipos de droga e os locais onde se compra; fala sobre a legalização do haxixe e manifesta-se contra a legalização das drogas; 20m40: Pedro fala sobre as actividades que lhe dão mais prazer, pintar aguarelas e tocar guitarra, as suas qualificações e profissões que exerceu; 22m50: conta como conseguia obter dinheiro, pedindo nas ruas de Lisboa, para comprar estupefacientes; 28m40: volta a deixar uma mensagem a todos os telespectadores e relata a sua passagem pela instituição Le Patriarche, Cura, Reabilitação e Reinserção de Toxicómanos em Portugal, e como se mantém livre das drogas. 34m32: O coro Polyphonia Schola Cantorum, dirigida pelo maestro Manuel Teixeira, interpreta «Tenebrae Factae Sunt», do Padre Francisco Martins. 38m23: O coro Polyphonia Schola Cantorum, dirigida pelo maestro Manuel Teixeira, interpreta «Ay Mi Dió», de D. Pedro de Cristo. 40m56: Sketch humorístico, com os actores António Feio e José Pedro Gomes. 50m16: O fadista Carlos do Carmo interpreta «Menor-Maior», de Ary dos Santos e Maria Teresa de Noronha.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .