Itinerários Culturais de Lisboa: Fernando Pessoa

00:25:31

Entrevista realizada por Raquel Santos a Gabriela Carvalho, olisipógrafa e especialista em turismo cultural, sobre os itinerários culturais do poeta Fernando Pessoa.

  • Nome do Programa: Itinerários Culturais de Lisboa: Fernando Pessoa
  • Nome da série: Entre Nós
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Raquel Santos, Gabriela Carvalho, Fernando Pessoa
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade
  • Canal: RTP Int
  • Menções de responsabilidade: Realização: Elisa Antunes.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Raquel Santos e Gabriela Carvalho no Largo de São Carlos, em Lisboa, local onde nasceu o poeta Fernando Pessoa; destaque para a fachada do edifício onde nasceu o poeta; Igreja dos Mártires, torre dos sinos, fachada e interior com realce para o batistério no qual foi baptizado o poeta português; movimento de rua na zona do Chiado; estátua de Fernando Pessoa junto ao café "A Brasileira", local onde o poeta se encontrava com Mário Sá Carneiro, Almada Negreiros, poetas e Santa Ritta, pintor; placa indicativa do Largo Raphael Bordalo Pinheiro, em Lisboa e da fachada do edifício de Luís Ferreira das Tabuletas, ceramista, o primeiro da casa Viúva Lamego, do século XIX e pormenores dos azulejos com motivos maçónicos; Fachada da casa onde o poeta viveu após chegar da África do Sul no Largo do Carmo e destaque para a fachada do Convento do Carmo. 17m07: Fachada da estação ferroviária do Rossio no Largo Dom João da Câmara, construída em 1902, onde se situava o "Café Suiço" e onde o poeta se encontrava com um amigo que lhe levava os recados para a sua amada Ofélia; 18m44: Interior da tabacaria "Mónaco" onde o poeta comprava maços de tabaco. 19m38: Fachada do Animatógrafo do Rossio; 20m39: Fachada e interior da tendinha "Licorista", local de paragem do poeta onde bebia a sua bebida favorita. 21m37: Arco da Rua Augusta; 21m52: Elétrico a circular nas ruas de Lisboa; 22m44: Fachada de um edifício na Rua Augusta, onde o poeta trabalhou como tradutor de algumas empresas e da casa onde viveu na Rua dos Douradores; 23m41: Plano do arco da Rua Augusta visto a partir da Praça do Comércio com destaque para os "Heróis da pátria" no topo do arco; 24m00: Plano da arcada que conduz ao café "Martinho da Arcada" onde Fernando Pessoa se encontrava com o poeta António Botto e onde está reservado um pequeno museu dedicado ao poeta.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .