Investigação em Ciências Documentais

00:30:23

Debate sobre Ciência moderado pela jornalista Sandra Inês Cruz, dedicado à investigação em Ciências Documentais. Todos tomamos por garantido o acesso à informação em Bibliotecas e Arquivos, sem ter a noção do trabalho técnico que o possibilita. Com uma linguagem própria e métodos rigorosos de indexação e catalogação, a qualidade deste trabalho é o que possibilita o êxito e a pertinência do resultado de uma pesquisa, ou seja, que se encontre o que se procura. A diversidade da informação hoje é imensa, tal como o são as bases de dados que a disponibilizam e que se destinam a públicos específicos com necessidades e níveis de conhecimento diversos. Deste modo, os níveis de tratamento documental também têm se ser adaptados a essas especificidades. Só este trabalho e organização, bem como o apoio profissional ao utilizador, possibilitam o aumento de conhecimento a quem o procura.

  • Nome do Programa: Investigação em Ciências Documentais
  • Nome da série: 4 x Ciência
  • Locais: Porto
  • Personalidades: Sandra Inês Cruz, Alexandre Quintanilha, Manuela Barreto Nunes
  • Temas: Ciência e Tecnologia
  • Canal: RTP 3
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Sandra Inês Cruz Produção: Armanda Carvalho Realização: Adriano Baía Nazareth
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Convidados em estúdio: Alexandre Quintanilha, físico, Director do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, Professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e membro do Conselho de Investigação e Exploração da National Geografic (convidado residente) e Manuela Barreto Nunes, Professora na Universidade Portucalense, Directora da biblioteca geral dessa Universidade e Coordenadora dos cursos de especialização em Ciências da Informação e doutoramento em Ciências Documentais. Reportagem de Sandra Inês Cruz: Exterior e interior da biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP; vista geral dos cinco pisos da biblioteca; alunos a fazer pesquisa nos catálogos do sistema informático; salas de formação e gabinetes de trabalho; estantes rolantes; alunos a fazer consultas nas publicações electrónicas; pequeno museu que possui as colecções da faculdade e integra também estudos com objectos neles utilizados;. Exterior da Biblioteca Pública de Braga que divide o espaço com o Arquivo Distrital de Braga; interior da biblioteca que data de 1841; pessoas a consultar manuscritos; estantes com livros antigos dos séc. XVII e XVIII. Salas do arquivo distrital; sala em que Salazar discursou em 1966; arquivo notarial; documentos do registo civil do distrito com mais de cem anos; manuscritos provenientes dos conventos e mosteiros e documentos provenientes dos arquivos paroquiais anteriores ao concílio de Trento.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .