Introdução: História, Empresa, Arqueologia

00:35:18

Primeiro episódio desta série documental que traça o quadro evolutivo da indústria portuguesa, relevando as atividades empresariais e os acontecimentos de maior significado histórico, bem como as técnicas, as teorias económicas, e os pensamentos sociais que lhe estão associados e que determinam a sua evolução.

  • Nome do Programa: Introdução: História, Empresa, Arqueologia
  • Nome da série: A História da Indústria em Portugal
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Daniel Bessa, José Manuel Cordeiro, Ludgero Marques, Amado Mendes, Belmiro de Azevedo
  • Temas: Economia e Finanças, História, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produção: Paulo Tavares e Isabel Soares Reportagem e Realização: Jorge Campos
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Declarações de Daniel Bessa, economista, enquanto conduz; máquina a trabalhar; José Manuel Cordeiro, historiador, define o conceito de indústria; plano próximo de máquina de fabrico de parafusos, alternado com Daniel Bessa a chegar a empresa; plano próximo de fabrico de parafuso; declarações de Ludgero Marques, empresário, sobre o conceito de indústria para si; Daniel Bessa define indústria para alunos numa sala de aula; imagens a preto e branco de operário a manobrar tear mecânico; Amado Mendes, historiador, a chegar a sala de biblioteca onde se encontram alunos sentados à mesa; Amado Mendes define o conceito de indústria ao longo do tempo; plano próximo de lente de leitor de slides alternado com clientes às compras no interior de supermercado; mulher tecedeira a utilizar lançadeira (máquina de tear tradicional); exterior de casas de pedra tradicionais; mulher a transportar saco de cereais à cabeça para o interior de moinho de água; mulher a colocar os cereais no mecanismo de moagem, alternado com plano de corrente de água em cascata a sair do edifício; plano próximos das várias partes que integram máquina de moagem de papel; máquina a vapor; operário a trabalhar; plano próximo de máquina de produção de puxadores e do produto terminado. 08m04: Ludgero Marques a entrar no carro e sair pelo portão de casa, fechando o mesmo por controlo remoto; entrevista a Ludgero Marques junto a curso de água, sobre o seu envolvimento com a industria, em função do seu percurso pessoal e profissional, alternado com Ludgero Marques no interior de sala com máquinas expostas; vista de rua do interior do automóvel de Ludgero Marques em movimento; plano próximo de fechaduras; fotografias a preto e branco do pai; Ludgero Marques a chegar às instalações da empresa CIHAL e estacionar; plano próximo de bigorna e martelos; Ludgero Marques explica a utilização dos martelos. 11m47: Belmiro de Azevedo, empresário, a chegar ao escritório; Belmiro de Azevedo no ginásio, alternado com entrevista a Belmiro de Azevedo, sobre o seu percurso pessoal e profissional; fotografia a preto e branco de Belmiro de Azevedo; Belmiro de Azevedo a jogar Squash. 15m46: Ludgero Marques a visitar a sua fábrica e a inspecionar puxadores; Ludgero Marques a entrar na zona dos escritórios; Ludgero Marques a falar com operários; plano próximo de máquina a lixar puxador. 17m37: Céu azul com algumas nuvens; exterior e interior da fábrica Sintese; José Correia da Silva, operário, a trabalhar; entrevista a José Correia da Silva sobre a máquina com que trabalha e a quantidade de tempo em que trabalha com ela. 20m26: Operários a trabalhar em sala de controlo; plano próximo de computador; plano de barco pesqueiro a chegar ao porto; descarga do peixe; António Pinhal Júnior, empresário, a chegar à Fábrica de Conservas Pinhais & C.ª, produtora das conservas Nuri; entrevista a António Pinhal Júnior, sobre a sua fábrica, negócio e o seu percurso pessoal; plano picado do interior da fábrica; operárias a preparar o peixe; escolha de sardinha na lota; mulheres a colocarem sardinhas em banca de mármore e a arranja-las; homem a salgar as sardinhas; António Pinhal Júnior na zona de produção rodeado de operárias a preparar as sardinhas; homens a tirarem carrinho de transporte de prateleiras com sardinhas de forno onde estiveram a cozer; plano próximo das operárias a colocar as sardinhas nas latas; operárias a colocar o molho no interior das latas; plano próximo de máquina de selar as latas; mulheres a avaliar a qualidade das latas; homens a colocar as latas em carrinho de transporte. 25m54: Entrevista a Amado Mendes, historiador, sobre o interesse em estudar a História da Indústria, alternada com máquina de serrar antiga a funcionar; fotografia a preto e branco de interior de fábrica do início do século XX; operário a manobrar máquina a vapor. 27m40: Exterior de edifício com destaque para chaminé fabril; interior de sala museológica com máquinas a vapor (motores); entrevista a José Manuel Cordeiro, historiador, sobre o processo de industrialização português, alternado com plano geral da fábrica de fiação de tomar; ruínas da fábrica de fiação na freguesia de Chacim; filme a preto e branco de mãos de operário a separar linhas em tear mecânico; plano próximo do operário. 30m04: Fotografia de família a preto e branco da equipa que trabalhou na fábrica de fiação de Tomar; ruínas do interior e exterior fábrica de Tomar; filme a preto e branco de operário a deslocar vagão suspenso e de operário a utilizar máquina; entrevista a Rogério Martins, engenheiro, sobre a ausência de memória histórica de Portugal; fiadoras a preparar lã de forma tradicional; declarações de Amado Mendes sobre a predominância da industrial tradicional / manual em Portugal e os vestígios que sobreviveram como testemunho do passado da indústria portuguesa, sobre operários a trabalharem em fábrica; tecelãs a fiar em teares tradicionais; lenhadores a serrar árvore manualmente; planos de castelo. 33m46: Genérico sobreposto a planos do exterior e interior do Castelo de Guimarães.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .