Instrumentos musicais artesanais

00:08:01

Reportagem dedicada a instrumentos musicais artesanais, sobre um grupo de três amigos da vila de Arronches, no distrito de Portalegre, que decidiu juntar-se para fazer música com as pedras recolhidas no Rio Caia, dando origem ao Grupo das Pedrinhas de Arronches.

  • Nome do Programa: Instrumentos musicais artesanais
  • Nome da série: TOTOBOLA
  • Locais: Arronches
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Igreja Matriz de Arronches; Joaquim Miranda, camponês, dirige-se, a pé, até à sede do Rancho Folclórico de Arroches para mais um dia de ensaio, destacando-se o saco de chica que carrega na mão; à chegada, cumprimenta os restantes instrumentistas do grupo que preparam os respetivos instrumentos musicais; Joaquim Miranda, conhecido por "Ti Jaquim", Carlos Maurício, conhecido por "Ti Carlos" e Manuel Fonseca, fundadores do Grupo das Pedrinhas de Arronches, tocam a partir de pedras /seixos encontrados junto ao rio; recordam como aprenderam a tocar este instrumento rudimentar; Carlos Maurício ensina Luís e Mário, crianças mascotes do grupo, que participam nas exibições; falam sobre a arte de tocar as pedrinhas; três tocadores das pedras de Arronches procuram novas pedras nas margens do rio Caia e explicam como as selecionam para que batam certo; cantam músicas tradicionais do Alentejo, escritas pelos mesmos, enquanto tocam as pedrinhas; Joaquim Miranda sobre a arte de tocar as pedras; atuação do grupo; bando de aves a voar; declarações de António Manuelito, presidente do grupo, sobre a ambição do grupo gravar um disco; reflexo dos tocadores em poça de água.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .