Inauguração do Panteão Nacional na Igreja de Santa Engrácia

00:16:00

Lisboa, Almirante Américo Tomás, presidente da República, assiste à inauguração do Panteão Nacional na Igreja de Santa Engrácia, assinalada com a celebração de missa na presença de António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho de Ministros, membros do governo, Assembleia Nacional e da Igreja Católica.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE DEZEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1966
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Américo Tomás, César Moreira Baptista, António Oliveira Salazar, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, Baltazar Rebelo de Sousa, Joaquim Silva Cunha, Eduardo de Arantes e Oliveira, Inocêncio Galvão Teles
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Exterior da Igreja de Santa Engrácia onde está instalado o Panteão Nacional; chegada dos convidados destacando-se César Moreira Baptista, diretor do Secretariado Nacional da Informação (SNI); Baltazar Rebelo de Sousa, Joaquim Silva Cunha, ministro do Ultramar, Eduardo de Arantes e Oliveira, ministro das Obras Públicas, acompanhado pela esposa, José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues, subsecretário de Estado da Presidência do Conselho, e António de Oliveira Salazar que é recebido por várias personalidades, entra na igreja, ladeado por Eduardo de Arantes e Oliveira e Inocêncio Galvão Teles, ministro da Educação Nacional, e ocupa o seu lugar ao lado de Mário de Figueiredo, presidente da Assembleia Nacional. 47m34: Chegada do Almirante Américo Tomás, que entra na igreja acompanhado por Eduardo de Arantes e Oliveira e Inocêncio Galvão Teles; interior da igreja; Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, cardeal patriarca de Lisboa, celebra a missa destacando-se Gertrudes Rodrigues Tomás, Américo Tomás, António de Oliveira Salazar, Maximilien de Fürstenberg, núncio apostólico, e convidados alternado com interior da igreja e estátuas religiosas. 01h01m40: Américo Tomás deposita coroa de flores, juntamente com filiado da Mocidade Portuguesa e estudante com traje académico; túmulos do Marechal Óscar Carmona e de Sidónio Pais; convidados de pé; Américo Tomás beija a mão de Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, seguido por António de Oliveira Salazar e Inocêncio Galvão Teles; Américo Tomás e Dom Manuel Gonçalves Cerejeira lideram cortejo constituído pelos convidados.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .