Ílhavo: Confraria do Bacalhau

00:29:47

Programa, apresentado por Amílcar Malhó, sobre a gastronomia, doçaria, vitivinicultura e degustação dos vinhos das várias regiões de Portugal, com destaque para Ílhavo e os seus locais de interesse, e para o fabrico do pão, a fábrica da Vista Alegre, e a Confraria Gastronómica do Bacalhau.

  • Nome do Programa: Ílhavo: Confraria Gastronómica do Bacalhau
  • Nome da série: SABORES
  • Locais: Ílhavo
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Amílcar Malhó Jornalistas: Elsa Páscoa e Vanda Gião Produtores: João Nuno Martins, Andreia Rosa e Fátima Barros Realização: João Duque Produção: Duvideo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Amílcar Malhó faz resumo do programa. Vista geral do concelho de Ílhavo; ria de Aveiro e pescadores; porto; praias; palheiros da Costa Nova; exterior e interior do Museu Marítimo; exterior e interior da casa etnográfica, Gafanhoia; navio Santo André; Amílcar Malhó no Navio Santo André que virou navio museu entrevista o Capitão Nordeste sobre a pesca do bacalhau durante muito tempo neste navio. Amílcar Malhó entrevista o Chefe Silva, confrade da Confraria do Bacalhau, sobre a confraria e do bacalhau. Amílcar Malhó entrevista José Agostino Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo sobre sugestões turísticas de Ílhavo. Amílcar Malhó num convívio da Confraria Gastronómica do Bacalhau entrevista José Reigota, Grão-Mestre da Confraria, sobre a história e objetivo da confraria. Empresa de Pesca Ribau onde mulheres apanham bacalhaus que estiveram a secar; declarações de Anthony Ribau da Empresa de pesca Ribau sobre o método tradicional de secar o bacalhau; interior da empresa com trabalhadores que preparam o bacalhau até ficarem em caixas prontas para o mercado de vendas. Padeira faz pão de forma artesanal; declarações de Celeste Sacramento, padeira sobre a sua vida enquanto faz vários tipos de pão. Exterior e interior da Fábrica de Vista Alegre onde artistas desenham, fabricam e pintam as porcelanas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .