Ilha de Moçambique: à espera da Monção – Parte I
Primeira parte da reportagem do jornalista Joaquim Furtado sobre os vestígios históricos, culturais e religiosos da presença da colonização portuguesa na Ilha de Moçambique.
Resumo Analítico
Professora e estudantes na aula de história em Moçambique; vista em movimento da Ilha de Moçambique alternado com mapas de África; população faz dança popular; rosto de homem negro; localização da Ilha de Moçambique em mapa; imagens de arquivo, de tom acastanhado, aéreas da ilha; pôr-do-sol; homem pinta parede de casa; destroços de barco de pesca; homem vasculha pedras na areia de praia; homem transporta cesto e grita na rua; imagens de arquivo, de tom acastanhado, de barcos de pesca e da ilha. 07m19: Populares caminham na rua e vista em movimento de cidade; vendedor de conchas na rua identifica e refere a utilidade das peças que vende à equipa de reportagem; estudantes e professora na aula de história; vistas da Fortaleza de São Sebastião com destaque para as muralhas e canhões e da ilha; depoimento de habitante sobre a origem da fortaleza; vistas da fortaleza destacando-se sinais de degradação e abandono; vivo do jornalista Joaquim Furtado; canhões, portão de armas e instalações da Fortaleza de São Sebastião; homem indica aspetos e características da fortaleza. 13m35: Pôr-do-sol; canhões da Fortaleza de São Sebastião; peças de arte sacra e figuras religiosas em exposição; homem parte lenha com machado; muçulmanos fazem oração; chegada de barco à ilha da Cabeceira Pequena; celebração religiosa de casamento muçulmano em que a noiva aguarda em casa, coberta por lençol branco, que o noivo vá ter consigo; confraternização dos homens no casamento; exterior, fachada e torre sineira da Capela de São Paulo. 17m41: Fachada e exterior da Igreja da Misericórdia e interior da Capela de São Paulo; restos de navio encalhado no mar alternado com imagens de arquivo, de tom acastanhado, de barcos no mar; exterior da Capela de Nossa Senhora do Baluarte com sinais de degradação; celebração de missa católica por padre português; vida quotidiana e comércio local; edifício de arquitetura tipicamente muçulmana; vista em movimento de rua e casas; ruínas; celebração de cerimónia hindu pela comunidade indiana residente na região com cânticos hindus; exterior do Crematório dos Hindus; imagens de arquivo, de tom acastanhado, de homens negros a carregarem mercadorias no porto marítimo; mulheres procuram ameijoas à beira mar; equipa de reportagem dirige-se para o cais e entra em barco de pesca; pescadores em barcos de pesca. 29m13: Vivo de Joaquim Furtado em que explica o método de pesca utilizado pelo locais alternado com pescadores praticam método de pesca artesanal com rede e pescador refere as condições de trabalho dos pescadores enquanto este puxam a rede de pesca com peixe capturado; população aguarda a chegada dos pescadores que transportam o peixe capturado até terra; peixes a seca na praia.