Igreja de São Cristóvão na Mouraria
Programa de caráter documental apresentado por Paula Moura Pinheiro que convida, Paulo Pires do Vale, curador de arte contemporânea, para uma visita à história da Igreja de São Cristóvão, no bairro da Mouraria, com raízes anteriores à conquista de Lisboa aos mouros por D. Afonso Henriques, reconstruída no século XVII, é um dos raros edifícios medievais da cidade de Lisboa que sobreviveu ao terramoto de 1755 e um exemplo da arquitetura barroca primitiva portuguesa, com as paredes revestidas por trinta e cinco pinturas atribuídas ao pintor Bento Coelho da Silveira, ou da sua oficina.
Resumo Analítico
Vistas aéreas do bairro da Mouraria, Lisboa, casario e Castelo de São Jorge, rua da Mouraria, roupa estendida à janela de uma casa, exteriores, fachada e entrada principal, interior, altar-mor em talha dourada, teto, vistas de Lisboa, placa toponímica das "Escadinhas de São Cristóvão" e "Largo de São Cristóvão", exteriores e interior da sacristia da igreja, Paulo Pires do Vale, sobre a pintura que retrata São José no leito de morte a ser abraçado por Jesus Cristo, presépio da Madre de Deus, atribuído a Dionísio e António Ferreira, séc. XVIII, interior da Igreja de São Cristóvão, capela-mor, tela em mau estado de conservação, altar-mor Santíssimo Sacramento, Paulo Pires do Vale, fala-nos sobre a dimensão intelectual e do espaço arquitetónico do edifício, concebido pelo arquiteto João Duarte, vistas gerais da nave central da igreja. Capa do livro "Academias dos Singulares de Lisboa dedicado a Apollo" Primeira parte, das oficinas Manuel Lopes Ferreira, pinturas do séc. XVII da oficina de Bento Coelho da Silveira, "O Pão dos Anjos", "Santo Agostinho", "São Jerónimo", "Santo Ambrósio", "São Gregório Magno", "S. Cristóvão e a Evangelização dos Soldados do rei da Licia", "S. Cristóvão Amarrado pelos Soldados da Licia" e, "Flagelação de S. Cristóvão", interior e exteriores da igreja. Paulo Pires do Vale fala-nos da Academia dos Singulares de Lisboa, emblema, desenhado por Bento Coelho da Silveira, vistas gerais da capela-mor e laterais, vistas aéreas da Mouraria, centradas pela Igreja de São Cristóvão, pormenor pinturas do teto, Paulo Pires do Vale, fala-nos-sobre o tema retratado nas várias telas de Bento Coelho da Silveira, "Corpus Christi", inscrição datada de 1671, da Irmandade do Santíssimo Sacramento que mandou erigir a capela de São Cristóvão, altar-mor Santíssimo Sacramento e sacrário em talha dourada, imagem de São Cristóvão. Pinturas oficina de Bento Coelho da Silveira, "A Última Ceia", "David e o Holocausto na Eira de Orman" e "Bodas de Caná". Paulo Pires do Vale conta a lenda e fala-nos simbolismo de São Cristóvão que se tornou o padroeiro dos viajantes" imagem de São Cristóvão, detalhes da criança que transporta ao ombro, com globo terrestre na mão. Paulo Pires do Vale, sobre a primitiva igreja de Santa Maria de Alcamim, dos cristãos moçárabes. Aspetos gerais da Capela-mor, teto, Paulo Pires do Vale, sobre o programa de intervenção de arte contemporânea num espaço Sagrado e aberto ao culto, igreja sem bancos com intervenções e instalações de vários artistas plásticos, Paula Moura Pinheiro entrevista o padre Edgar Clara, pároco da Igreja de São Cristóvão, sobre a campanha de ,crowdfunding e "Não Fiques com a Telha", programas destinados a angariar dinheiro para restaurar a igreja, sacos com Biscoitos São Cristóvão. Planos gerais da Capela-Mor, Paula Moura Pinheiro compra uma telha a Esmeralda Hipólito, coordenadora dos Voluntários da Igreja de S. Cristóvão, entrevista com a mesma, Paula Moura pinheiro assina a telha em nome do programa "Visita Guiada".