História Contemporânea

00:26:34

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à história do Constitucionalismo português, tendo como cenário o Palácio de São Bento.

  • Nome do Programa: História Contemporânea
  • Nome da série: A Alma e a Gente IV
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d´Almeida e José António Crespo. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Hermano Saraiva no interior do Palácio de São Bento, em Lisboa; vista do exterior do Palácio de São Bento, em estilo neoclássico; ilustração a preto e branco do antigo edifício quando ainda era um convento dos frades beneditinos, o Convento de São Bento da Saúde; ilustrações sobre as epidemias de peste, sobre a Lisboa de época com vales e vinhedos, e sobre o edifício do convento; vista da entrada nobre da Assembleia da República onde se situava a antiga igreja, escadaria nobre; ilustrações do edifício conventual, que em 1833 passou a instalar o Parlamento; destaque para os pormenores da fachada. 07m55: Fotografias a preto e branco sobre a proclamação da República, a 5 de Outubro de 1910; ilustrações sobre a revolução liberal de 1820, no Porto; interior da Sala das Sessões; destaque para quadro a óleo (luneta) de Veloso Salgado que representa a reunião das primeiras cortes constituintes de onde sairá a Constituição de 1822, e para orador que é Manuel Fernandes Tomás, Pai da Pátria; relato biográfico e vários retratos do próprio; estátua de Manuel Fernandes Tomás; retratos a óleo do Rei Dom João V, de Dom Pedro II, seu pai, de Dom João VI; ilustrações do Parlamento com deputados, o Soberano Congresso, vazio, e de tumultos nas ruas da cidade; gravuras para ilustração da Vilafrancada, em 1823, para a restauração da Monarquia, e da primeira página da Constituição portuguesa de 182; retratos de Dom João VI com a mão direita sobre o livro das Cortes, dos seus filho Dom Miguel e de Dom Pedro como Imperador do Brasil; relato de como Dom Pedro abdica dos seus poderes na figura da filha, Dona Maria da Glória, e outorga a Carta Constitucional ao povo português; capa do livro "Constituições Portuguesas 1822, 1826, 1838, 1911 e 1933"; destaque para artigo 30 e 31 da Constituição de 1822 e para trecho da Carta Constitucional que acrescenta um quarto poder político, o Moderador que pertence ao Rei; ilustrações de tumultos, revoluções de 1836 e 1838, criação de nova constituição, relato do golpe de Costa Cabral e da reposição em vigor da Carta Constitucional que durará até à República; grafismo com o acto adicional de 1852. 22m43: Vista da Sala dos Dignos Pares, passando a designar-se na República como a Sala do Senado, inaugurada em 1867 pelo Rei Dom Luís; destaque para retrato a óleo de corpo inteiro do próprio, bustos em mármore dos Pares Ilustres como o Duque D´Ávila, Fontes Pereira de Melo, entre outros; vista panorâmica do interior da Sala das Sessões, estátua de corpo inteiro da República com a esfera armilar nas mãos, disposição dos lugares dos deputados em anfiteatro. Fotografias a preto e branco do Estado Novo e outras a cores da Revolução do 25 de Abril.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .