Herança de Todos

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Documentário de caráter antropológico sobre a herança cultural portuguesa e o estado de degradação do património, com a análise do estado da Igreja de São Gião, na Nazaré, e das atividades tradicionais de subsistência nos espaços rurais, tais como a pastorícia, a fiação e a tecelagem.

  • Nome do Programa: Herança de Todos
  • Nome da série: Memória dum Povo
  • Locais: Nazaré
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Famalicão, concelho de Nazaré, paisagem rural; aqueduto; Igreja de São Gião; declarações do proprietário dos terrenos onde se encontra a igreja sobre a descoberta do monumento pelo professor universitário e historiador Eduíno Borges Garcia, a classificação da construção como monumento nacional, o conhecimento do monumento ao nível internacional, a importância desta igreja para o conhecimento da História da Península Ibérica e da História Universal, a descrição do monumento em livro publicado por ordem religiosa cisterciense, as visitas de estudo ao local e o espólio encontrado no interior; declarações ilustradas com pormenores da fachada do edifício tais como paredes, porta e nicho vazio e com escultura representando São Sebastião, imagem religiosa encontrada no interior desta igreja visigótica e exposta no Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, na Nazaré. 01h27m20: Interior da Igreja de São Gião; colunas e arcos, tecto em madeira com as vigas à vista, palha no chão, capitel e ábaco com folhas de palma esculpidas, ara votiva, paredes, friso decorado, vista do exterior a partir de janela; porta com lintel e arco de descarga. 01h29m03: Declarações do proprietário dos terrenos sobre os vestígios de povoamento encontrados nas proximidades, a relação entre a capela e o aqueduto, os fatores que permitiram a conservação do monumento, as características arquitetónicas do edifício, o desejo de ver recuperada a igreja e o risco de ruína da mesma, declarações ilustradas com a Igreja de São Gião, fachada lateral da igreja e porta fechada com traves. 01h31m46: Idosa a segurar gadanha; homem com capa de burel, traje típico dos pastores mirandeses; idoso encostado a parede; rostos de trabalhadores agrícolas; rua e pessoas reunidas junto a casa; povoação em zona rural; estrada no meio de monte; casas e telhados de aldeia típica transmontana; populares a caminhar na rua; casa de granito com telhado de colmo; popular a beber água em fonte pública; torneira da fonte; jovens a caminhar numa rua junto a casa de granito e madeira; pessoas junto a burro e porcos; família junto a casa de granito; interpretação de canção popular ilustrada com crianças a brincar na areia perto de galinhas, criança a comer e rosto de criança; mulher a dobrar roupa numa varanda; fachada de casas; alfaia agrícola junto a escadas; idosa senta-se nas escadas de casa. 01h36m10: Homens e bois a dirigirem-se para a pastagem; cabras e ovelhas a caminhar; rebanho de ovelhas em pastagem; populares a conduzir vezeira pelas ruas da aldeia, forma tradicional de pastoreio; pastor a guardar ovelhas; homens a tosquiar os ovinos. 01h38m03: Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova: declarações de fiandeira, enquanto trabalha com a roca e o fuso, sobre as utilizações do linho, a existência de linho e de tecedeiras na região, a aprendizagem do ofício, a posse de lençóis e toalhas de linho, as outras atividades a que se dedica, a fiação da lã e a existência de teares manuais na localidade. 01h40m39: Mãos de fiandeira a trabalhar; mulher a fazer croché; idoso sentado no parapeito de janela; fio preso a corda e a balde e idosa a enrolá-lo no fuso; mulher a enrolar novelo de lã com uma dobadoura; novelos dentro de compartimentos quadrados; tecelã a esticar os fios para os prender ao tear; pés de tecelã a mover os pedais do tear; mulher a trabalhar no tear; depoimentos de tecelãs sobre os procedimentos do seu trabalho, as peças que constituem o tear, o tempo necessário para fazer uma peça têxtil, o nome dado às mantas na região, a proveniência dos farrapos e a durabilidade das mantas; pisão a trabalhar.

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