Henrique Pousão no Museu Nacional Soares dos Reis
Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Museu Nacional Soares dos Reis, no Palácio dos Carrancas, no Porto, com destaque para a obra do jovem pintor Henrique Pousão, pertencente a 1ª geração naturalista, conforme nos explica a convidada Elisa Soares, Conservadora e Historiadora de Arte.
Resumo Analítico
Exterior do Museu Nacional Soares dos Reis, destaque para a escultura "O Desterrado", de Soares dos Reis, obras escultura e pintura, Paula Moura Pinheiro, apresentadora, faz o resumo da temática do programa, junto aos quadros "Esperando o Sucesso" e "Autorretrato", ambos da autoria de Henrique Pousão. Grafismo com globo terrestre com destaque para o território de Portugal com a cidade do Porto assinalada, vistas da cidade do Porto, zona ribeirinha junto ao rio Douro, centro da cidade, alguns dos seus monumentos emblemáticos, exterior e entrada no Museu Nacional Soares dos Reis, interiores, interior da Sala Henrique Pousão, destaque para as suas pinturas "Velha a Dobar" de 1881, "Flores" de 1884, "Mulher da Água - Capri" de 1883, e "Esperando o Sucesso" de 1882. Comentários de Elisa Soares sobre este último óleo, que atrai sempre as atenções dos visitantes, retratando um rapaz italiano, pormenores e explicações do quadro. Paisagens de Capri, vários quadros de Henrique Pousão, relato sobre as estadas do pintor em França e Itália, retrato de Henrique Pousão sentado ao cavalete de 1879, retrato de Henrique Pousão de 1880, retrato de grupo de 1882-83, retrato de Henrique Pousão de 1883, narração sobre a sua carreira artística e o início da sua doença, tuberculose, que o vitimou aos 25 anos. Destaque para as telas a óleo "Napolitana" de Marques de Oliveira (1853-1927), "Um Traje de Capri", de Silva Porto (1850-1893), "Casa Rústica em Campanhã", Henrique Pousão de 1880, "O Nascimento de Vénus", de Alexandre Cabanel de 1863, "Campo de Trigo", de Berthe Morisot, (1841-1895), e "Ensaio no Palco", de Edgar Degas, (1834-1917), pintores todos contemporâneos e que se influenciaram mutuamente. Pormenores dos quadros de Henrique Pousão como "Aldeia de Saint-Sauves" de 1881, "Paisagem - Saint-Sauves" de 1881, "Paisagem Abertura da Rua Alexandre Herculano" de 1880, "Paisagem - Anacapri" de 1883, "Rapariga Deitada no Tronco de Uma Árvore" de 1883, "Senhora Vestida de Preto" de 1882, "Caminho de Capri" de 1882, "Cabeça de rapaz romano" de 1882, "Escadas de um pardieiro - Roma" de 1882, "Janela das persianas azuis", "Mendigo Lapita" de 1880, e "Autorretrato" de 1878. Pormenores da tela "As Casas Brancas de Capri" de 1882, região para onde se mudou devido à sua doença, fotografia a preto e branco de época da Academia de Belas Artes do Porto, onde iniciou os seus estudos artísticos, quadros sobre as ruas e paisagens de Capri. Destaques para as obras "Paisagem - Anacapri" de 1883, "Caminho de Caprile" de 1882, "As Casas Brancas de Capri" de 1882, referências aos modelos infantis e juvenis que ornamentam as paisagens de Henrique Pousão, quadros "Cecília" de 1882, e "Cansada Cachopa de Capri" de 1882, fotografias a preto e branco de crianças ciociara. Tábuas pintura sobre madeira de choupo de Henrique Pousão que caracterizam a parte final da sua vida, destaque para 3 tábuas que registam o vulcão Vesúvio e que funcionam como um diário gráfico de viagens. Tábuas com pintura de casa soterrada, do casario a refletir-se na água, do casario de Roma, do Porto de Barcelona, do quintal do primo, fotografia a preto e branco de Francisco Pousão (18830-88), pai do pintor, que juntou e doou a obra de Henrique Pousão à Academia de Belas Artes do Porto. Reverso da tábua pintada onde consta um número e uma inscrição, um trabalho de catalogação do pai do pintor, outra tábua com a data da sua execução feita pelo próprio artista. Pintura a óleo "Autorretrato", capa do livro "Henrique Pousão", de Bernardo Pinto de Almeida, que reflete sobre o legado de cerca de 200 trabalhos, entre desenhos, esboços e telas, de um dos maiores pintores portugueses do século XIX. Panorâmica geral da Sala Henrique Pousão.