Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura

01:11:04

Na cidade de Guimarães, a jornalista Paula Moura Pinheiro conversa com Ricardo e Rodrigo Areias, Maria Manuel Oliveira, José Bastos, Carlos Martins e António Amaro das Neves sobre o ambicioso projeto de requalificação da cidade de Guimarães, no âmbito da programação Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, e o envolvimento da comunidade vimaranense na preparação desta festividade.

  • Nome do Programa: Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
  • Nome da série: Câmara Clara
  • Locais: Guimarães
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Ricardo Areias, Rodrigo Areias, Maria Manuel Oliveira, José Bastos, Carlos Martins, António Amaro das Neves
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produtora delegada: Fátima Barros Produção: Mentes de Contacto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vistas gerais do centro histórico da cidade de Guimarães. Apresentadora conversa com Ricardo Areias, Arquiteto e Rodrigo Areias, Cineasta e Produtor, em casa de Ricardo, sobre os seus processos académicos, o regresso a Portugal e fixarem-se em Guimarães e sobre o envolvimento direto na programação de Guimarães Capital Europeia da Cultura; cartaz do filme "Estrada de Palha", de Rodrigo Areias, exibido como filme concerto com banda sonora ao vivo executada por Legendary Tigerman e Rita Redshoes. Conversa com Maria Manuel Oliveira, Arquiteta, Professora Auxiliar na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, onde desenvolve prática arquitetónica no âmbito do Centro de Estudos, cuja direcção integra, e é Autora e Coordenadora do Projeto Renovação, sobre o plano de intervenções primordiais no espaço público: requalificação do Largo do Toural e a reconstrução das ruas envolventes ao centro histórico, intercalada com imagens do projeto (antes e depois). Vídeo de apresentação e promocional do projeto da cidade de Guimarães 2012 Capital Euopeia da Cultura com intervenções de Filipe Fontes, Arquiteto. No Centro Cultural Vila Flor conversa com José Bastos, Diretor Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e Programador Espaço Público sobre os objetivos do centro em dotar a cidade de um equipamento capaz de acolher em condições técnicas adequadas nas mais variadas manifestações artísticas e culturais e com Carlos Martins, Diretor Executivo da Programação Guimarães 2012; planos curtos do interior do centro. Na Sociedade Martins Sarmento (SMS), uma instituição cultural de utilidade pública sem fins lucrativos fundada em Guimarães em 1881 em homenagem ao arqueólogo e etnógrafo vimaranense Francisco Martins Sarmento, cujos estudos científicos atraíram para Guimarães a atenção dos principais centros da cultura europeia do seu tempo conversa com António Amaro das Neves, Presidente da Sociedade Martins Sarmento sobre o fundador e sobre o exemplar da primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões. Interior da sede da SMS que ocupa o claustro gótico e o jardim do extinto Convento de São Domingos e um imponente edifício concebido no início do século XX pelo Arquitecto Marques da Silva, cuja edificação foi concluída em 1967; busto de Martins Sarmento; interior da biblioteca dispõe de cem mil volumes em que se destaca um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões, que foi estudado pelo camionista Professor Vítor Aguiar e Silva, autor do prefácio da edição que a Universidade do Minho editou em 2004; exemplar a ser folheado. Pessoas voluntárias de várias freguesias do concelho vimaranense ensaiam para poderem atuar em espectáculos no decorrer do evento; declarações de Suzana Ralha, Programador da Área Comunidade e de Amélia Muge, Autora e Compositora.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .