Grande Hotel
Documentário sobre o passado e o presente do Grande Hotel da cidade da Beira, em Moçambique, um luxuoso edifício construído durante o Estado Novo, mote para uma visão histórica da própria cidade, desde o período colonial português até aos dias de hoje.
Resumo Analítico
Imagens a preto e branco da cidade da Beira, em Moçambique com destaque para as praias e planos do Grande Hotel durante o período em que esteve em funcionamento, em simultâneo depoimento de Maria Isabel Jorge Jardim (Patucha Jardim); interior do Grande Hotel, fotografias e imagens a preto e branco do casamento de Patucha Jardim que vê as imagens na televisão em sua casa; crianças a brincar num parque infantil na Beira (preto e branco); 06m18: Imagens de arquivo a preto e branco de vistas, movimento de rua e turistas na cidade da Beira nos anos 50 e 60, alternadas com declarações de Patucha Jardim e descrição narrativa sobre a cidade na Beira; imagens de arquivo e fotografias a preto e branco de actividade no porto e do transporte ferroviário da Beira; 09m26: Excerto do filme da autoria de Felipe Solms, de 1950 intitulado "Beira" que retrata a actividade comercial e turística na cidade, seguido de relato da estória da concepção do Grande Hotel da cidade na Beira, ilustrado com fotografias a preto e branco de homens a trabalhar na construção do edifício; destaque para a autoria do projecto de, José Porto, e a finalização do mesmo pelo arquitecto Francisco de Castro, arquitecto (fotografia a preto e branco); 11m12: Depoimento de Francisco de Castro sobre o trabalho que desenvolveu na concepção da obra do Grande Hotel, alternado com fotografias da época que ilustram a descrição que faz da fase de construção e projecção do edifício; relato de alguns episódios vividos com o empresário da Companhia de Moçambique, Artur Brandão; 14m32: Fotografias a preto e branco da inauguração do Grande Hotel em 1955, seguidas de imagens a preto e branco da cidade da Beira naquela altura; 15m27: Grande plano de Francisco de Castro (agora com 84 anos) dentro do carro a visitar a cidade da Beira; 16m16: Grande plano do Grande Hotel em estado avançado de degradação, seguido do arquitecto a conversar com João Gonçalves, actual responsável pelo edifício, alternado com planos do interior do Grande Hotel, enquanto o arquitecto explica a estrutura do hotel e declarações legendadas do actual Chefe do Grande Hotel; 18m16: Plano próximo de panela ao lume, numa fogueira feita no chão de uma das salas do Grande Hotel, ocupado por moçambicanos sem casa; planos da actividade quotidiana dos novos habitantes do Grande Hotel; mulher dá banho a criança usando um alguidar para o efeito; 19m00: Interior do Grande Hotel, enquanto o arquitecto faz a sua visita guiada pelo referido João Gonçalves e relembra os tempos áureos do edifício; 19m58: Grande plano da piscina olímpica em estado de degradação onde uma mulher lava roupa e jovens nadam, seguido de pormenores da degradação do hotel; terraço no topo do edifício onde Francisco de Castro tira fotografias; 21m41: Plano da casa onde o arquitecto morou na década de 50, enquanto o mesmo relata alguns episódios dessa vivência; 22m29: Plano próximo de caranguejos na areia da praia da cidade da Beira, planos da praia, seguidos de planos da cidade e do seu quotidiano, movimento de rua e trânsito; Francisco de Castro numa esplanada a ler o jornal; 23m16: Maria Pinto Sá, actriz, compra caranguejo junto ao mercado "Maquinino" o que provoca perturbação nos vendedores do mercado que a alertam para o facto dos ditos vendedores de caranguejo a estarem a enganar com a balança; depoimento da actriz, enquanto conduz o seu carro e passa junto ao Grande Hotel; na casa de Maria Pinto Sá, já sentada no jardim explica como era a sua casa na cidade da Beira antes de a ter adquirido, alternado com fotografias da mesma; 27m33: Interior da casa e a actriz no seu quotidiano com o marido; fotografias do casal, seguidas de mais declarações de Maria Pinto Sá sobre as suas experiências em Moçambique; 29m16: Convívio entre amigos da Casa do artista da cidade da Beira em casa da actriz com destaque para um músico a tocar viola e a cantar; 30m14: Declarações de Maria Pinto Sá que critica os políticos moçambicanos por não apostarem mais na cidade da Beira, mormente na vertente cultural; 31m05: Vistas da cidade da Beira e do seu quotidiano, seguido de declarações legendadas de comerciante de rua; edifícios e ruas degradadas; 32m11: Maria Pinto Sá com Francisco de Castro a trocarem experiências sobre a cidade da Beira; 33m18: Vistas das linhas ferroviárias da Beira também degradadas; comboio dos trabalhadores chega à estação; Francisco de Castro com o director dos Caminhos de Ferro na Beira com quem conversa sobre a concepção da estação da Beira, da qual foi co-autor; movimento de passageiros na estação; interior da mesma, alternado com imagens de arquivo a preto e branco da construção da estação ferroviária da Beira e da mesma após a inauguração em 1966 e ainda de imagens actuais da fachada e interior; 35m37: Planos de Marcos Pan, arquitecto descendente das primeiras famílias chinesas que se fixaram na Beira e que regressa agora à sua casa; depoimento deste sobre a vivência da sua família na cidade moçambicana; 38m09: Vistas da cidade da Beira, movimento de rua, interior de estabelecimento comercial de Afia Kan Fé que fala sobre a actividade comercial na cidade; 39m26: Alfaiate a trabalhar e comércio de alimentos de Ismail Mahomed que presta o seu depoimento sobre as experiências como comerciante na Beira, alternado com fotografias da época colonialista; 41m23: Exterior e interior da mesquita da cidade da Beira com muçulmanos durante as suas obrigações religiosas, a rezar; 42m24: Crianças carregam às costas outras crianças ainda mais pequenas; visita de Ismail Mahomed ao bairro pobre de Maraza; vistas do bairro; sinais de pobreza, com crianças seminuas e descalças a brincar na rua e outras a comer arroz com as mãos; declarações de Aboobacar Dando, alfaiate que relata a sua experiência de vida no Grande Hotel onde viveu; 43m54: Exterior e interior da mesquita do bairro onde funciona a Madrassa (escola muçulmana); 44m36: Vistas dos arrabaldes da cidade da Beira e de bairros com casa típicas, na Praia Nova, seguido de vistas do porto e de edifícios; mulheres carregam bacias de água na cabeça; visita de Daviz Simango, Presidente do Município da Beira ao Grande Hotel onde conversa com os residentes, nomeadamente Kita João; plano próximo de morador que come arroz; 49m31: Declarações de Daviz Simango sobre os projectos para o Grande Hotel; 49m47: Quotidiano de um casal que reside no Grande Hotel; declarações de John Usseng, serralheiro, alternado com crianças e jovens que assistem à programação televisiva na sua casa a troco de um pagamento; plano próximo de John a trabalhar uma peça de metal num torno; Vistas da degradada fachada do Grande Hotel; pessoas na cidade da Beira assistem a um filme na televisão colectiva.